Photo by @jackfly14 / freepik
Os contribuintes que possuem o direito à restituição do Imposto de Renda, começaram a receber os valores nesta segunda-feira, 31.
O pagamento é feito diretamente nas contas que foram informadas na declaração do IR, assim, o primeiro lote irá contemplar pelo menos 3,4 milhões de contribuintes.
Apesar da data de entrega da declaração ter sido prorrogada, o calendário de restituição permanece o mesmo. Diante disso, continue acompanhando este artigo, pois, vamos te contar quais são as datas e quando poderá receber a restituição em 2021.
A restituição se trata da devolução do imposto que tenha sido pago à mais no ano anterior.
Desta forma, ao fazer sua Declaração de Imposto de Renda você será informado se existir algum “Imposto a restituir”, assim, o valor será depositado na conta bancária indicada na declaração.
O valor da restituição do IRPF é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
O pagamento da restituição obedece a uma fila, então, o contribuinte que entrega a declaração primeiro têm mais chances de receber. Mas vale ressaltar que existe um grupo que possui prioridade no recebimento e que recebem nesta segunda-feira.
Neste grupo estão os idosos com idade acima de 60 anos; portadores de deficiência física, mental ou moléstia grave; além dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e aqueles que fizeram a entrega da declaração até o dia 28 de fevereiro.
Com isso, serão liberados ao todo R$ 6 bilhões para esses contribuintes. Ao todo, as restituições serão pagas em cinco lotes, veja as próximas datas:
Mas vale ressaltar que a Receita Federal não divulga com antecedência quais são os contribuintes serão contemplados nos próximos lotes.
Assim, a orientação é conferir, na véspera de cada um dos pagamentos e conferir se sua restituição foi incluída. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal com seus dados pessoais.
Depois de enviar a sua declaração, a orientação da Receita Federal é acompanhar a situação do documento, através do sistema “Consulta restituição IRPF” disponível no Portal e-CAC.
Outra opção é acessar o aplicativo disponível para celulares e tablets chamando Meu Imposto de Renda, onde é possível verificar o motivo para não ter recebido a restituição que pode estar relacionada às seguintes situações:
Em caso de dados incorretos, saiba que é possível retificar a declaração, além de alterar os dados bancários para garantir o recebimento.
Por outro lado, se a restituição for liberada e não houver dados da conta para ser depositada, ela será enviada ao Banco do Brasil. O contribuinte terá um ano para fazer o resgate, basta informar no site do referido banco todos os novos dados bancários para receber os valores.
Mas se nada for feito dentro de um ano, a restituição é devolvida para a Receita Federal. Depois, é preciso fazer a solicitação de pagamento da restituição não resgatada no banco.
Se após a análise dos dados da sua declaração, a Receita Federal verificar que a sua declaração está em “Malha Débito”, significa que existem dívidas em aberto. Neste caso você pode abater a sua dívida tributária com os valores da restituição.
Isso pode ser feito após o recebimento da Notificação para Compensação de Ofício ou de imediato, através do pedido de compensação que pode ser registrado através do e-CAC.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por: Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…