Quantas horas eu posso trabalhar por dia? É uma pergunta que muitos se fazem, seja por sentir que está trabalhando demais ou porque quer entender melhor seu regime de trabalho. Seja qual for sua motivação para esta curiosidade a Constituição é bem clara.
Primeiramente, jornada de trabalho é o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, são as horas que o empregado desempenha suas funções no trabalho para o patrão. Mas qual é a jornada máxima que o empregado pode exercer?
Segundo o art. 7º, VIII da Constituição, o empregado pode trabalhar no máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Por isso, é possível perceber muito comumente que alguns empregados trabalham, durante a semana, 8 horas por dia de segunda-feira a sexta-feira e apenas 4 horas no sábado. Isto não é porque seu empregador é gentil e quer poupar o empregado em um dia de trabalho, mas sim porque é o que determina o lei, isto é, o máximo de 44 horas semanais.
Mas é preciso destacar que a Constituição e CLT permitem a compensação de Jornada. Isto nada mais é que poder remanejar as horas de um dia de trabalho para um outro, é poder trabalhar, a exemplo, 10 horas em um dia e 6 horas em outro. É por causa dessa possibilidade de flexibilização de jornada que muitos empregados trabalham, a exemplo, de segunda a sexta, de terça a sábado e mais uma enorme variação de jornadas possíveis.
A compensação de Jornada é interessante principalmente para o empregador, pois, com isso, ele pode ser dispensado de pagar horas extras ao empregado.
DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Hellen Eler advogada trabalhista especializada
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp