Fique Sabendo

Quanto tempo irá demorar para a retomada econômica

Antes de março, ninguém poderia imaginar, que 2020 passaria por uma mudança tão grande, a ponto de mudar o dia a dia não de brasileiros somente mas, de todos que habitam o planeta.

A chegada do novo coronavírus, fez um estrago na economia mundial, e abalou as pessoas e fez com que hábitos mudassem. De repente nos vimos num isolamento social, sendo obrigados a ficarmos longe um dos outros pelo meno por 1,5 m.

Usar máscara, álcool em gel, lavar às mãos a toda hora, higiene normal mas, que teve que ultrapassar a barreira dessa normalidade.

Lojas, empresas, escolas, faculdades, tudo fechado, somente empresas com serviços essenciais abertas, motoboy levando a comida às nossas casas para não burlarmos o isolamento.

No começo pareceu legal ficar em casa, curtir todas as séries e assistir a todos os programas de TV. Só que a economia, começou a dar seu sinal de que estava sem folego. Obrigando a governos a pensar em que dar mais importância a economia ou a saúde.

A retomada

60% dos brasileiros acreditam que a retomada econômica vai demorar muito, ou seja, somente no ano que vem.

O Brasil parece ter começado a promover a retomada das atividades produtivas, mas, a população ainda não está segura e parece que irá reduzir seus gastos.

A CNI (Confederação Nacional da Indústria), encomendou ao Instituto FSB Pesquisa, que revelou que 67% dos entrevistados acreditam que a recuperação econômica nem começou e 61% acreditam que somente no ano que vem teremos a nossa retomada econômica.

A favor do isolamento social


O isolamento social defendeu as pessoas contra a pandemia. Mas, causou perdas na economia, havendo uma queda de 53% para 47% em relação ao primeiro levantamento, em maio.

Mas, os números mostram que realmente estamos numa crise que teremos que enfrentar de frente, a população está dividida quanto ao retorno das atividades do comércio de rua, 49% aprovam e 47% desaprovam.

A maioria das pessoas são contra a reabertura de salão de beleza, bares, restaurantes, shoppings, escolas e universidades, também não querem que academias, e cinemas voltem a funcionar.

Na verdade a população está endividada, muitos querem e precisam voltar a trabalhar, precisam enfrentar o vírus de frente, porque sem dinheiro não vai dar para ficar.

Por Jorge Roberto Wrigt Cunha – Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

8 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

11 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

13 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

14 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

15 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

16 horas ago