Imagem: veresproduction / freepik
A Programação Neurolinguística pode ser altamente eficaz e até determinante para o sucesso de uma negociação. Por isso, a treinadora e palestrante Mari Possidonio, especialista em comunicação e Programação Neurolinguística, listou quatro dicas práticas para usar durante a negociação e fechar vendas com mais facilidade:
Consumidor visual (aquele que gosta mais de entender as informações de um produto por meio de imagens), consumidor sinestésico (é aquele cliente que toca bastante no produto antes de decidir pela compra) ou um Consumidor auditivo (prefere ouvir explicações sobre determinado produto antes de compra-lo). Sabendo identificar que tipo de consumidor o seu cliente é, fica mais fácil compreender suas reais necessidades e se comunicar com ele.
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Utilizar palavras como “Não”, “Mas” e “Talvez” podem atrapalhar sua venda. Estas são palavras relacionadas à incerteza, insegurança, negatividade, o que faz com que opte por esperar mais ou não realizar a compra naquele momento. Para o sucesso da venda, prefira palavras positivas, que ressaltem as qualidades e benefícios do produto ou serviço.
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A linguagem corporal do cliente pode contribuir muito mais para o fechamento de uma venda, do que as próprias palavras. Para saber se ele está atento e/ou interessado à sua fala, você pode espelhar movimentos ou a postura dele e vice-versa. Se a correspondência ocorrer, considere recíproco.
O cliente vai lembrar da experiência que aquele produto pode proporcionar a ele. Foque no propósito que o produto ou serviço tem. De que forma vai ajudar o cliente? Qual é o diferencial?
Por Mari Possidonio, Treinadora e Palestrante, especialista em Comunicação e Programação Neurolinguística
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