Fique Sabendo

Que tal guardar dinheiro e ganhar uma grana extra

Na atual crise, será que é possível guardar dinheiro? Para muita gente, isso é impossível. Mas, vamos ajudar você a descobrir esse caminho, e mostrar que quando queremos podemos guardar dinheiro. Na matéria a seguir, vamos te dar algumas dicas.

Poupar dinheiro, não é só para rico. As pessoas em geral acham que por não ter muito dinheiro, não podem ter um pé de meia.

Mas isso é possível, mesmo ganhando pouco, você vai conseguir ter uma poupança. As vezes, no começo a economia pode ser difícil para muita gente compreender, mas convivendo com ela, logo aprendemos a usar o nosso dinheiro com sabedoria.

Isso chama-se educação financeira, onde você encontra uma forma de gerenciar seu dinheiro com inteligência.

Sabendo lidar com seus gastos, é um caminho mais curto para alcançar seus ideais.

Primeiro será necessário você começar a entender o seu orçamento. Ou seja, aprender a economizar. Por isso, é bom começar a fazer uma experiência de 30 dias.

Quanto você pode poupar?

Olhe um pouquinho para alguns meses atrás e pense. Você vem fechando o mês no vermelho? Para guardar dinheiro, será necessário fazer uma anotação de tudo que você gasta, mas tem que ser tudo mesmo. Faça uma planilha por 30 dias.

Você vai nomear cada despesa e cada valor. O que vai te fazer ter uma disciplina, e te mostrar onde o seu dinheiro está tendo um bom uso ou jogando ele fora.

É bom colocar na sua planilha os gasto que são necessários como: aluguel, academia, plano de saúde (também coloque suas dívidas e quanto tempo falta para poder quitar).

Gastos desnecessários

Sabe aqueles gastos que não são necessários e a gente não sabe evitar, porque gastamos nosso dinheiro só com bobagens. Na rua costumamos comer uma sobremesa depois do almoço, comprar água para beber, ir para um barzinho sem programar.

É nesse momento que a conta bancária começa a ficar no vermelho. Ai, vem sempre aquele pensamento, “nossa pra aonde foi o meu dinheiro?” Neste caso, o melhor a fazer é anotar quais são os seus gastos importantes, o uso do cartão de débito (onde a pessoa mais se descontrola) e perde a noção de quanto gastou.

Depois de 30 dias, pegue sua planilha, olhe como você usou o seu dinheiro e veja quais gastos pode cortar ou evitar a partir de agora.

Outro passo será renegociar suas dívidas e os valores das contas fixas

Os seus devedores querem receber o que você deve a eles. Então, o melhor é conversar e negociar as taxas de forma que você possa quitar as dívidas que estão anotadas na sua planilha.

Talvez, terá que solicitar um empréstimo pessoal para poder pagar as dívidas se as taxas forem menores.

Logo depois, analise as contas físicas que podem ser renegociadas. Ou seja, as contas de telefone, assinatura de tv a cabo e etc.

Procure o gerente da sua conta bancária e negocie um desconto em taxas da sua conta, pode parecer difícil, mas não é impossível.

Economizar o salário

O bom seria que apenas 40% do seu salário fosse para pagar suas contas e despesas fixas. E os outros 60% devem transitar durante os meses entre compras, lazer, gastos emergenciais e economia. Do mesmo modo aprender a guardar um dinheiro e aos poucos ir aumentando essa quantia que estará poupando.

Exemplo:

Você poderá pegar 40% do seu salário para pagar contas fixas, 30% de gastos variados e 30% para guardar.

Compras à vista

Uma boa opção é diminuir os gastos do cartão de crédito. Que tal começar a fazer compras pagando à vista. E evitando cair na cilada do cartão de crédito, ele não é uma renda mensal, é só uma forma de você se endividar mais.

Quando você compra à vista pode ter a chance de realizar bons descontos

Não ser impulsivo

Pare de comprar de forma impulsiva, sem planejar nada, comprando tudo que vê pela frente e as vezes gastando o dinheiro com coisas que nem vai precisar.

Quando você aprender a equilibrar seu orçamento, pensando sempre com calma se realmente precisa fazer aquela compra. Enfim, vai aprender a não ter gastos supérfluos.

No começo vai ser difícil, mas, depois que aprender a economizar, vai ver como é bom ter uma vida financeira saudável.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

11 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

12 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

18 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

18 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

18 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

18 horas ago