Photo by @lifeforstock / freepik
Em setembro último, a conta de luz foi o item com maior impacto no orçamento das famílias brasileiras, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). No mês passado, entrou em vigor a bandeira tarifária de escassez hídrica, que acrescentou R$ 14,20 para os mesmos 100 kilowatts-hora (KWh) de consumo, o que representou majoração de 3,61% nas tarifas. Além disso, famílias que financiarão compras passarão a pagar juros mais altos, devido à escalada da Selic, destinada a conter a inflação.
Oscar de Mattos, presidente da Abrasol (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica), ao comentar a reunião do Copom desta semana (26 e 27 de outubro), em que foi decidida a Selic para os próximos 45 dias, salienta que “cada família pode reduzir sua própria inflação, ajustando e adequando seu orçamento mensal”. Uma boa alternativa para isso é substituir o chuveiro elétrico por aquecedor solar de água, reduzindo de imediato em cerca de 37% o consumo de eletricidade.
A redução da conta de luz em cerca de 37% (percentual equivalente ao gasto relativo ao chuveiro elétrico) compensa em parte os aumentos de custos com outros itens e até os juros mais altos que deverão impactar as compras financiadas de bens e produtos. Com um investimento a partir de dois mil reais, obtém-se uma economia significativa no dispêndio com energia, fator que tem importância maior neste momento de crise hídrico-energética e aumento tarifário.
“Além disso, o aquecedor solar garante água quente em abundância, com absoluta segurança. Também é ambientalmente correto, pois o calor gerado vem de uma fonte totalmente limpa e permanente, que é o Sol”, explica Oscar de Mattos.
Os aquecedores solares de água são cerca de quatro vezes mais eficientes do que os painéis fotovoltaicos para aquecer água e atendem a aplicações residenciais de baixa até alta renda. São a alternativa mais eficaz para a redução expressiva do consumo nos chuveiros elétricos. Sua tecnologia está presente no Brasil há mais de 40 anos. São 100% nacionais, geram empregos apenas no País e usam matérias-primas totalmente brasileiras. O aquecedor solar de água é o único eletrodoméstico que economiza energia, ante milhares de novos chuveiros elétricos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos incorporados diariamente às residências, que aumentam de modo crescente a demanda atual de eletricidade.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…