Imagem por @ale.bonato / freepik
Uma dúvida muito comum quanto ao consórcio é se é possível desistir do mesmo e receber de volta aquilo que foi pago. Antes de falarmos sobre isso precisamos esclarecer alguns pontos.
Conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consorciado (pessoa que fez o consórcio) pode desistir do contrato até 7 dias após a assinatura do mesmo ou recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorra fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Outro ponto específico no parágrafo único do artigo 49 indica a possibilidade de devolução de todos os valores eventualmente pagos, monetariamente atualizados caso o consumidor exerça o direito de arrependimento.
Quando o consorciado está com o consórcio em andamento e já realizou o pagamento de parcelas, caso o mesmo queira desistir será realizado o cancelamento da cota.
Assim, o cotista deverá formalizar a desistência a administradora do consórcio, observando o disposto em contrato, inclusive com relação ao abuso de direito.
A Lei 11.795/2008 que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que o desistente poderá ser restituído do valor pago se sorteado, mensalmente, dentro das cotas canceladas. Contudo, será descontado deste valor a multa pela quebra de contrato bem como a taxa de administração.
Caso o cotista não receba por meio do sorteio, a restituição ocorrerá apenas 30 dias após o encerramento do consórcio. No entanto, caso seja comprovado excessiva onerosidade e necessidade do recebimento, como, por exemplo devido a alguma doença grave, o cotista pode tentar receber por via administrativa e caso não sendo efetiva pode recorrer a uma via judicial para restituição dos valores pagos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…