MEI

Quem é MEI pode receber a aposentadoria acima do salário mínimo?

Microempreendedor individual, mais conhecido pela sigla MEI, nada mais é que uma categoria que formaliza o pequeno empreendedor. Sendo uma medida frente a informalidade no país, a categoria oferece diversas vantagens, como melhores ofertas em serviços financeiros e cobertura previdenciária. 

No que diz respeito a aposentadoria do MEI, a categoria oferece uma contribuição reduzida, sendo esta de 5% do salário mínimo. Conforme o piso vigente, isso corresponde a um recolhimento mensal de R$ 55. 

Nestas conjunturas o MEI pode se aposentar por idade após ter completado 15 anos de recolhimento junto a previdência social, o que por sua vez, corresponde a 180 contribuições mensais. 

Além disso, é necessário que o segurado atinja a idade mínima exigida neste tipo de aposentadoria. Neste sentido, após a reforma da previdência que entrou em vigor em 2019, é preciso que mulheres atinjam 62 anos e os homens os 65 anos já estipulados para se aposentar. 

Contudo, mulheres que já estavam relativamente próximas de atingir os requisitos necessários para se aposentar, em relação à data da reforma (13 de novembro de 2019), podem solicitar o benefício por uma regra de transição. Neste caso, a idade da mulher será aumentada progressivamente até ela atingir os 62 anos exigidos. Confira: 

  • Se mulher: possuir 60 anos + 6 meses, a contar de 2020, até atingir 62 anos (idade mínima exigida) + 15 anos de contribuição;
  • Se homem: possuir os 65 anos de idade mínima já estabelecidos + 15 anos de contribuição.

Neste cenário, a aposentadoria do MEI terá um valor correspondente a um salário mínimo. Contudo, existe sim, outra maneira que eleva a quantia recebida no benefício. 

Como aumentar a aposentadoria do MEI?

Esta possibilidade se desdobra através da aposentadoria por tempo de contribuição. Para que esta categoria do benefício seja possível para o MEI, é necessário que além da contribuição de 5% referente ao DAS MEI, ele faça um recolhimento complementar de 15% sobre o salário mínimo.  Assim sendo, será possível se aposentar por tempo de contribuição, através da regra de transição que se aplica ao respectivo caso do segurado. 

Contudo, a arrecadação dos 15% adicionais, ocorre de uma maneira diferente, de modo que será necessário entrar em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que o MEI possa contribuir com a quantia referente à diferença entre a alíquota fixa e os 20% totais. 

Ademais, é preciso que o teto do INSS (6.433,57) seja respeitado. Desta forma, o valor máximo da contribuição mensal corresponderá a quantia de R$ 1.286,71.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago