Imagem por @satura86 / freepik
Assim como trabalhadores de carteira assinada, quem é microempreendedor individual possui a chamada cobertura previdência, ou seja, este grupo também possui o amparo de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em resumo, isto quer dizer que além da aposentadoria, o MEI possui direito a diversos benefícios como: auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário maternidade.
Como bem se sabe, para ter direito à aposentadoria, é preciso realizar contribuições junto à previdência social. Quem atua sob o regime CLT, já realiza o recolhimento de maneira automática, mediante ao desconto do INSS na remuneração mensal. Isto é, para esses trabalhadores a contribuição sempre será proporcional ao salário recebido.
No caso do MEI, a contribuição funcionará de uma maneira diferente, sendo através de um documento pago mensalmente pelo microempreendedor, chamado DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). É deste modo que o MEI recolhe seus tributos, inclusive o referente ao INSS.
É preciso entender que o valor da contribuição previdenciária, basicamente, determina o que será recebido na futura aposentadoria. Ou seja, quanto maior forem os recolhimentos mensais, mais vantajosa será a aposentadoria, financeiramente falando.
A contribuição do MEI corresponde a 5% do salário mínimo, sendo este o mínimo obrigatório para a categoria. Desta maneira, o valor da aposentadoria corresponderá ao salário mínimo vigente no ano de concessão do benefício.
Por sua vez, o MEI pode optar por complementar a contribuição com mais 15%, resultando em um recolhimento de 20% do salário mínimo. Isto é, a aposentadoria do MEI pode ser superior ao valor do piso nacional.
O INSS oferece diferentes tipos de aposentadoria. Confira abaixo as categorias que o MEI pode receber e seus respectivos requisitos:
– Aposentadoria por idade
– Aposentadoria por invalidez
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…