Fique Sabendo

Quem está próximo de se aposentar pode ser demitido?

Após longos anos de trabalho, chega o momento de solicitar a aposentadoria e receber o merecido descanso. No entanto, muitos trabalhadores têm receio de dar entrada no pedido do benefício por medo de uma demissão. 

Esta situação é pertinente, até porque ninguém quer ficar sem uma fonte renda enquanto aguarda pelo recebimento da aposentadoria. Sendo assim, confira no decorrer do artigo os direitos garantidos para trabalhadores enquadrados nessa situação. 

Tempo de estabilidade na pré-aposentadoria

Em primeiro lugar, é preciso entender os conceitos que intitulam este tópico. A estabilidade na pré-aposentadoria, nada mais é que uma garantia de permanência no emprego concedida a trabalhadores que estão próximos de preencher os requisitos para se aposentar. 

Assim sendo, empregados que possuem esta garantia, não poderão ser dispensados enquanto aguardam a concessão do benefício previdenciário  

A estabilidade para este grupo costuma durar de 1 a 2 anos, que antecedem o preenchimento da aposentadoria, após esse período o trabalhador perde o direito à estabilidade, mesmo que ainda não tenha dado entrada no pedido do benefício. 

No entanto, há alguns detalhes que ainda precisam ser observados. Nesta linha, não há nenhuma lei trabalhista que trate do assunto, mas convenções coletivas que apresentam essa cláusula de estabilidade. 

Em razão disso, é preciso que o cidadão procure o sindicato referente a sua categoria enquanto trabalhador, no intuito de saber se ele é, de fato amparado por essa garantia. 

Ademais, o tempo de estabilidade pode variar conforme o caso, ainda sendo possível que haja na cláusula determinadas regras que exigem um tempo mínimo na empresa atual. 

Confira as regras de estabilidade da convenção coletiva do setor metalúrgico do Paraná, para tomar como exemplo: 

  • Possuir no mínimo 5 anos em atividade na empresa atual, e estiver no máximo 12 meses de preencher os requisitos da aposentadoria; OU
  • Possuir, ao menos, 10 anos em atividade na empresa e a  e a 18 meses para preencher os requisitos da aposentadoria.

Por fim, vale ressaltar que independente da convenção coletiva, a estabilidade somente é aplicada em casos de demissão sem justa causa. Ou seja, se há dispensa for por justa causa ou força maior, o trabalhador não terá a garantia de permanência no emprego. 

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

30 minutos ago

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

2 horas ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

15 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

16 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

17 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

17 horas ago