Designed by freepik / editado por Jornal Contábil
Qualquer pessoa que deseja se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisa fazer uma contribuição mensal. Logo, respondendo a pergunta, não é possível se aposentar sem contribuir.
Existem requisitos que possibilitam a concessão da aposentadoria como, idade e tempo de contribuição.
A pessoa que nunca contribuiu para o INSS poderá solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Lembrando que o BPC não é uma aposentadoria e sim um benefício social.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, permite que a pessoa receba mensalmente o valor de um salário mínimo. Para ter direito é necessário ter idade de 65 anos ou mais. Também têm direito pessoas com deficiência de qualquer idade.
A pessoa com deficiência precisa comprovar que sua incapacidade está causando impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Lembrando que para ter direito ao BPC, não é preciso ter contribuído para o INSS. Sendo assim, a pessoa que receber o benefício não terá direito ao 13º salário e não deixará pensão por morte.
Leia Também: Governo Lula pode mudar pagamento da pensão por morte e aposentadoria
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.
Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada, é necessário que você e a sua família, devem estar inscritos no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado.
O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”.
Caso você deseje, pode fazer a solicitação indo também a uma agência da Previdência Social (APS).
O cidadão também pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua residência para esclarecer dúvidas sobre os critérios de acesso ao benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre cadastramento e como solicitar o BPC.
Leia Também: Futuro governo quer reabrir embaixadas que foram fechadas por Bolsonaro
Tem direito ao BPC o brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que comprovem residência no Brasil.
A deficiência é entendida como uma condição que apresenta impedimentos de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem dificultar ou impedir a participação plena e efetiva de uma pessoa na sociedade em igualdade de condições com as demais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…