Em suma, não há uma idade mínima para tirar a Carteira de Identidade, todavia, é comum e importante que muitos cidadãos façam a emissão do documento ainda na infância ou na adolescência. Acontece que, a partir da maior idade (18 anos) o RG (Registro Geral) deve ser obrigatoriamente renovado, como já é de conhecimento geral.
Vale ressaltar que a 1º via bem como a renovação do RG aos 18 anos, sempre será gratuita. No entanto, para tirar a 2ª via do documento, em casos de furto ou perda da identidade, haverá uma cobrança que irá variar conforme o estado. Em resumo, os valores para tal podem estar entre R$ 26 e R$ 96.
Por sua vez, muitos podem não saber, mas é possível emitir a 2ª via do RG gratuitamente, tendo em vista que alguns casos garantem a isenção ao cidadão. Sendo assim, continue acompanhando e saiba se você pode estar entre os beneficiários da gratuidade em questão.
Quem pode tirar a 2ª via do RG gratuitamente?
Em suma, o cidadão que se enquadrar em alguma das situações listadas abaixo, pode conseguir a isenção ao emitir a segunda via do RG.
- Em casos de roubo do documento, (possível em até 30 dias após o registro do B.O);
- Idosos (mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 65 anos);
- Estar desempregado em um período superior a 3 meses (necessário apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Cidadãos sem condições de pagar, que se auto declaram pobres. Neste caso, é preciso apresentar o Número de Identificação Social (NIS);
- Erros de digitação no documento, isto deve ser constatado em até 90 dias;
- Ter o documento danificado ou extraviado devido a desastres naturais (necessário apresentar o B.O em até 90 dias após a ocasião).
O pedido da segunda via da identidade pode ser realizado através das unidades dos seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública, Poupatempo ou Polícia Civil. Será necessário apresentar documentos como: 2 fotos 3×4, CPF, Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento (se for o caso).
2ª via do CPF
O Cadastro de Pessoas Físicas costuma estar presente na Carteira de Identidade. Nas versões mais novas, é certo que haverá a informação. Sendo assim, basta tirar a 2ª via do RG para ter o CPF em mãos.
Por sua vez, você pode conferir o “Comprovante de Inscrição do CPF”, acessar o portal do E-cac e procurar pela opção “Meu CPF” e, em seguida, clicar em “Cadastros”. Vale dizer que será necessário possuir uma conta no Gov.br.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp