Chamadas

Quem pode se aposentar por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, conforme a avaliação da perícia médica do INSS.

O benefício é pago enquanto persistir a invalidez e o segurado pode ser reavaliado pelo Instituto Nacional do seguro Social (INSS) a cada dois anos.

Para ter direito a uma aposentadoria por invalidez, é preciso primeiro solicitar o auxílio-doença, que obedece aos mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez. O segurado precisará passar por uma perícia médica, ao ser constatado a incapacidade permanente para o trabalho, e que a pessoa, não conseguirá exercer nenhuma outra profissão. Sendo assim, será indicada a aposentadoria por invalidez.

Depois que a Reforma da Previdência entrou vigor, a aposentadoria por invalidez ganhou uma nova denominação (Benefício por Incapacidade Permanente).

Geralmente, a pessoa fica incapaz para o trabalho devido a acidente ou doença grave que atingem permanentemente a capacidade funcional do segurado.

Será necessário que a pessoa que for solicitar o benefício por incapacidade permanente cumpra uma carência de pelo menos 12 meses de contribuição ao INSS.

Período de graça do INSS

O período de graça é o tempo que o cidadão mantém a qualidade de segurado no INSS mesmo que não esteja contribuindo, pois, para ser concedido em qualquer benefício é necessário estar na qualidade de segurado.

Atenção

A aposentadoria por invalidez pode ser interrompida nos casos em que o segurado possa voltar a trabalhar, sendo reabilitado para qualquer tipo de trabalho, que esteja dentro da sua limitação.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

6 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

8 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

9 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

12 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

13 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

14 horas ago