Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Uma dúvida muito comum relacionada ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Brasil, é sobre a possibilidade do cidadão que recebe um pode solicitar o outro.
Primeiramente temos que lembrar para quem cada benefício é destinado. No caso do BPC, o mesmo é voltado para pessoas idosas acima de 65 anos ou com algum tipo de deficiência.
Já o Auxílio Brasil, é destinado às pessoas que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, calculado com base na renda per capita.
A classificação de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza é a seguinte:
Sim! Segundo informações do Ministério da Cidadania é totalmente possível que as famílias possam receber os dois benefícios em simultâneo.
Contudo, para garantir acesso aos benefícios é necessário se enquadrar nas regras específicas de cada programa para conseguir manter-se em ambos.
Porém, é necessário lembrar que o Benefício de Prestação Continuada paga o valor de um salário mínimo, e caso, a renda junto familiar junto ao BPC ultrapasse o requisito do Auxílio Brasil, o mesmo pode ficar impedido de receber os dois.
O cálculo da renda per capita familiar é muito simples, para isso, basta somar toda renda que cada integrante da família recebe e dividir pela quantidade de membros.
No caso dos beneficiários do BPC, o valor do benefício também entra no cálculo. Vamos ver um exemplo para entender melhor.
Uma residência onde vivem cinco pessoas, onde:
Nesse sentido a renda total da família é de R$ 756, agora basta pegar esse valor e dividir por 5 (cinco pessoas). Assim a conta seria de R$ 151,20 per capita.
Logo, seria possível receber o Auxílio Brasil, pois a família se encaixa na situação de pobreza.
Vale lembrar que em situação de extrema pobreza, o único requisito para receber o Auxílio Brasil é a renda per capita.
Já nos casos de situação de pobreza é necessário além da renda per capita ter na família pelo menos uma pessoa com menos de 21 anos ou gestante/nutrizes.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…