Chamadas

Quem recebe Auxílio Brasil vai receber 13º salário este ano?

Um dos benefícios mais aguardados pelos brasileiros que recebem benefícios assistenciais do governo está no 13º salário, prometido para beneficiários do extinto Bolsa Família e que até hoje segue causando muitas dúvidas quanto uma possível liberação.

Atualmente a liberação do 13º salário para beneficiários do Auxílio Brasil está atrelada ao Projeto de Lei (PL) 625, de 2022, de autoria do senador Alexandre Silveira (PSD-MG).

A proposta procura pagar um décimo terceiro salário para inscritos do Auxílio Brasil, da mesma forma como acontece com os trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada.

Quando o 13º Auxilio Brasil será pago?

Ainda não existe uma previsão legal de quando o 13º salário será liberado para os beneficiários do Auxílio Brasil, isso porque sua disponibilização está atrelada ao PL 625/22 citado anteriormente.

Vale explicar que para que um Projeto de Lei possa ser aprovado, é necessário que a proposta seja aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional, ou seja, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Dessa forma, como o autor da proposta é o senador Alexandre Silveira, primeiro a proposta deve passar pela aprovação do Senado, para que possa seguir para a Câmara Federal, onde, em caso de aprovação, seguirá para sanção presidencial.

Sendo assim, mesmo sendo um dos benefícios mais esperados pelos beneficiários do Auxílio Brasil, ainda não há qualquer definição se poderemos ter o pagamento do décimo terceiro salário em 2022.

Quais as regras para receber o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é destinado às famílias de baixa renda em situação de pobreza ou extrema pobreza. Situação esta, que funciona da seguinte forma:

Se inclui na situação de extrema pobreza famílias com renda per capita de até R$ 105. Já famílias em situação de pobreza são aquelas com renda per capita entre R$ 105,01 e 210.

No caso das famílias em situação de pobreza, é necessário ainda que as famílias tenham em sua composição familiar, gestantes, mães que estão amamentando ou pessoas com idade entre 0 e 21 anos.

Ao se enquadrar nesses requisitos a família deverá se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), que é um cadastro importante para que o governo identifique a família e a inclua nos programas sociais.

Para a inscrição no CadÚnico a família deverá buscar informações na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do seu município.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

14 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

16 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

22 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

22 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

22 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

22 horas ago