Categories: INSS

Quem recebe pensão, pode solicitar a aposentadoria?

A resposta para essa pergunta é depende! Isto porque, segundo as normas previdenciárias, será necessário observar quais são os benefícios que o segurado deseja receber em simultâneo. Neste âmbito, é preciso ressaltar que a legislação nestes casos, é rica em detalhes, de modo que sempre será necessário analisar diferentes cenários. 

Neste artigo, em específico, iremos observar as situações, em que o beneficiário pretende acumular a pensão por morte com a aposentadoria. De imediato, vale enfatizar que é possível sim, receber ambos os benefícios ao mesmo tempo, logo, o pensionista que estiver próximo de se aposentar, não precisa se preocupar com a perda da pensão. 

Ainda cabe ressaltar que o mesmo vale para o cenário contrário, ou seja, de aposentados que recebem o direito à pensão por morte. Contudo, é preciso ter muita atenção quanto ao acúmulo desses benefícios, pois, há certas normas que irão incidir sobre esta situação. O regramento surgiu com a Reforma da Previdência de 2019, e impacta diretamente nos valores que serão recebidos. Saiba mais. 

Aposentadoria + pensão por morte, como funciona o acúmulo?

A principal mudança trazida pela Reforma da Previdência recai justamente no valor dos benefícios. Indo direto ao ponto, segundo as novas normas, agora, não é mais possível receber ambos os proventos em valor integral. 

Em suma, um dos proventos contará com uma redução, limitada ao valor do piso nacional, é claro. Sobre este último ponto, vale reforçar que nenhum dos benefícios pode ser pago em um valor inferior ao salário mínimo vigente. 

Portanto, ao ter direito aos dois benefícios, o segurado deverá escolher qual deles irá manter seu valor integral, e qual sofrerá a redução. Em geral, o provento mais vantajoso que não sofrerá alteração de valor, será aquele cujo pagamento é maior, em cifras. 

Redução do benefício MENOS vantajoso

Previamente, vale destacar que é recomendável realizar o cálculo redução junto a um advogado especialistas para evitar confusões. Portanto, antes de encaminhar o pedido do outro benefício, procure um profissional. 

De todo modo, o cálculo será da seguinte forma:

  • Caso do benefício menos vantajoso seja de 1 salário mínimo (R$ 1.302 atualmente), recebe-se 100% do valor, ou seja, não haverá reduções;
  • Caso o valor do benefício menos vantajoso esteja entre 1 e 2 salários mínimos, recebe-se o equivalente ao salário mínimo MAIS 60% do valor que exceder o salário mínimo;
  • Caso o valor do benefício menos vantajoso esteja entre 2 e 3 salários mínimos, recebe-se o equivalente ao salário mínimo MAIS 40% do valor que exceder o salário mínimo;
  • Caso o valor do benefício menos vantajoso esteja entre 3 e 4 salários mínimos, recebe-se o equivalente ao salário mínimo MAIS 20% do valor que exceder o salário mínimo;
  • Caso o valor do benefício menos vantajoso esteja acima de 4 salários mínimos, recebe-se o equivalente ao salário mínimo MAIS 10% do valor que exceder o salário mínimo.
Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

6 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

7 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

9 horas ago