Imagem por @jcomp / freepik / editado por Jornal Contábil
Trabalhadores que sofrem quadros intensos de ansiedade, podem se deparar com uma condição na qual permanecer nas atividades laborais é algo bem difícil, ou quase insuportável. A depender do quadro clínico, se manter no trabalho pode, inclusive, agravar os sintomas da doença.
Sendo assim, altos níveis de ansiedade podem sim resultar no afastamento do trabalho e, posteriormente, na concessão do benefício por incapacidade temporária. Aliás, esses são direitos garantidos por lei, a trabalhadores nestas condições.
Por sua vez, é preciso entender com mais nitidez o que caracteriza esses casos que permitem ao trabalhador recorrer ao INSS, devido a algum transtorno mental ou emocional.
Previamente, é preciso entender que se sentir ansioso, nervoso ou triste, é perfeitamente normal, sobretudo, quando há motivos para que esses sentimentos venham à tona, como em uma entrevista de emprego, ao conhecer novas pessoas, no término de uma relação amorosa, quando é necessário realizar uma prova importante, dentre muitos exemplos.
Entendido esta questão, é preciso assimilar que a problemática surge, quando essas sensações ficam exageradamente intensas e recorrentes, sendo este o momento de ligar o alerta e buscar ajuda profissional. Cabe bater em cima deste ponto, pois doenças mentais e emocionais, são alvos de um certo preconceito pelo caráter silencioso de seus sintomas.
Contudo, transtornos dessa natureza contam com aspectos graves e preocupantes, os quais podem gerar diversas consequências pessoais, sociais e muitas vezes no âmbito do trabalho, que por sua vez, é o principal responsável pelo sustento de milhares de brasileiros. Portanto, o primeiro passo é buscar o auxílio psicológico ou psiquiátrico para um maior entendimento o seu quadro.
Mediante ao diagnóstico feito por um profissional capacitado da saúde mental, o trabalhador terá direito ao afastamento do trabalho por 15 dias, e logo após ao recebimento do auxílio-doença do INSS.
Ademais, vale ressaltar que o auxílio-doença possui determinadas regras de concessão, ou seja, o requerimento ao benefício somente é aprovado pelo INSS, quando forem constatadas as seguintes condições:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…