INSS

Quem tem Hipertensão pode receber os benefícios do INSS?

Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Hipertensão atinge cerca de 30% da população do país. A doença, também conhecida como pressão alta, trata-se de um problema preocupante, justamente, pelo seu caráter silencioso, bem como as diversas consequências que o enfermo oferece para a vida da pessoa. 

Diante disso, é natural surgir a dúvida sobre como essa parcela da população é amparada pelo governo, mais precisamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Neste sentido, o órgão concede benefícios aos segurados incapacitados temporariamente ou permanentemente de exercer suas funções de trabalho. Confira melhor essa questão no tópico a seguir. 

Quais benefícios a pessoa hipertensa tem direito?

Em resumo, quem tem pressão alta e devido a isto fica incapaz de trabalhar, pode ter direito a dois benefícios, a depender do grau da invalidez, ou seja, se ela é permanente ou temporária.

Assim sendo, nos casos em que a incapacidade para o trabalho é temporária, o INSS concede o auxílio-doença, entretanto, se o segurado está permanentemente incapacitado de exercer suas funções laborais, ele receberá a aposentadoria por invalidez. 

Vale ressaltar que caso uma incapacidade, até então, temporária venha a ser considerada permanente, o segurado deixará de receber o auxílio-doença e será contemplado pela aposentadoria por invalidez. 

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez para hipertensos

A hipertensão não costuma interferir relevantemente na rotina da pessoa, todavia, a doença pode precisar de tratamentos específicos os quais levaram a necessidade do afastamento das funções de trabalho por um determinado tempo.  Neste caso, o segurado terá de passar pela perícia médica do INSS, de modo que o órgão irá avaliar se o auxílio-doença será concedido ou não. 

Contudo, caso a doença leve a complicações mais graves, como problemas cardiovasculares, ou até mesmo um AVC que acarrete sequelas, a perícia pode concluir que o segurado deve receber a aposentadoria por invalidez. 

Vale ressaltar que o auxílio-doença tal como a aposentadoria por invalidez, possuem determinadas regras de concessão. Sendo assim, confira a seguir quais requisitos os segurados devem atender em cada um dos benefícios em questão: 

Regras do auxílio-doençaRegras da aposentadoria por invalidez
Estar afastado do trabalho por 15 dias consecutivos ou não, nos últimos 60 dias, devido a mesma doençaPossuir incapacidade permanente, ou seja, pode durar por toda vida do segurado
Atender a carência mínima de 12 contribuições mensais Cumprir com a carência de 12 meses
Possuir qualidade de seguradoPossuir qualidade de segurado
Passar pela perícia do INSSRealizar a perícia médica do INSS
A carência é dispensada em casos de acidentes vinculados ao trabalho ou doença grave. Neste caso, a carência é dispensada nos seguintes casos: doença grave ou atrelada ao trabalho e acidentes de qualquer natureza.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

14 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

14 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

14 horas ago