Designed by @pressfoto / freepik
Atualmente muitos brasileiros se encontram inadimplentes com o famoso nome sujo segundo informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 48% dos brasileiros continham pendências em seu nome, no ano de 2019, ou seja, estiveram os seus nomes inscritos nos órgãos de proteção ao crédito.
Várias pessoas estão abrindo seu próprio negócio ou desejam se formalizar e no artigo de hoje vamos falar sobre isso para você que está com o nome sujo.
A resposta para essa pergunta é sim, você pode se tornar microempreendedor individual mesmo com restrições no seu nome, isso não o impede de se cadastrar como MEI.
Entretanto, existem alguns fatores que podem influenciar na abertura do seu CNPJ e irei citar quais são eles:
Primeiramente é de extrema importância que o seu CPF esteja atualizado, pois, pendências podem te prejudicar na inscrição do MEI.
No caso de cidadão estrangeiro que não possui título de eleitor, a opção existente é quando realizada a declaração de imposto de renda, e também é necessário ter o visto de permanência no Brasil, além do CPF.
Você vai precisar do seu título de eleitor, caso não tenha ele em mãos é possível consultar o número utilizando seu nome e data de nascimento através deste site clicando aqui.
É necessário ter a idade mínima de 18 anos, porém, pode registrar-se como MEI aqueles maiores de 16 anos e menores de 18 anos, legalmente emancipados.
Além dos fatores citados, existem alguns requisitos que são necessários para abrir uma MEI sendo eles:
Como me formalizar como microempreendedor individual?
Primeiramente você precisa estar com seus documentos como RG, número do título de eleitor ou declaração de imposto de renda, endereço residual e dados de contato, e informações da empresa, como a atividade que será exercida, de acordo com a tabela de atividades disponíveis, forma de atuação e endereço onde as atividades serão exercidas.
Confira o passo-a-passo:
Após esse procedimento, os demais passos serão orientados conforme as instruções do município em que você está realizando cadastro de suas atividades.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…