Cotas do PIS/PASEP - Imagem por @ gustavomellossa / Freepik
Muita gente não sabe, mas ainda pode ter cotas do PIS/Pasep disponíveis para saque. Apesar de haver uma certa informação por parte da mídia no início do ano, a Caixa Econômica não fala muito sobre esse assunto.
Desde 2019 que os trabalhadores podem retirar o valor, porém, a Caixa informou que muitos ainda não resgataram o dinheiro. A grana está disponível para o trabalhador que exerceu alguma função com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. Lembrando que os servidores que trabalharam nesta mesma época têm direito às cotas.
Desse modo, muitos dos trabalhadores que ainda não sacaram o dinheiro, estão aposentados e não sabem que têm direito ao saque. Outros já faleceram, mas seus herdeiros têm direito de sacar o dinheiro.
O PIS é um programa criado para a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Já o Pasep, é um programa com o qual União, Estados e Municípios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil.
Para receber o benefício, o trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base.
Os valores depositados referentes ao Programa de Integração Social, distribuído pelas empresas aos empregados cadastrados no programa entre 1971 até 04/10/1988 estão disponíveis para saque.
Todos os participantes cadastrados no Fundo PIS/Pasep que possuam saldo de cotas podem realizar o saque integral dos valores. No caso da morte do titular, o saldo da conta é disponibilizado aos seus dependentes ou sucessores previstos na lei civil.
Para ter acesso aos valores será necessário se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, Caixa Aqui ou lotéricas, levando o Cartão Cidadão e um documento de identificação original com foto. No caso dos valores acima de R$ 3 mil, o saque só pode ser realizado nas agências da Caixa (basta apresentar o documento de identificação).
O grande problema da falta de informação é que depois de cinco anos sem o levantamento desses valores o dinheiro será considerado “abandonado” e passará a ser de propriedade da União.
Para realizar uma consulta em relação aos valores das cotas PIS/Pasep, basta acessar o aplicativo do FGTS ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (ambos disponíveis para Android e iOS).
Para quem não tem acesso a internet, pode realizar a consulta em qualquer agência da Caixa, levando um documento de identificação ou pelo telefone 158.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…