Imagem por @stockgeek / freepik
Crescemos ouvindo que praticar atividade física faz muito bem à saúde. E com certeza isso é uma verdade. Portanto, se você não possui nenhuma limitação ou contraindicação médica, pode incluir o hábito na rotina tranquilamente.
Ah, mas você tem preguiça ou não gosta de academia? Não tem problema e nem desculpa! Aqui vai uma notícia que pode te animar: bastam apenas 20 minutos diários de caminhada e a sua saúde vai agradecer.
Um estudo publicado pela Associação Americana de Cardiologia e a OMS (Organização Mundial de Saúde) confirma que adultos devem realizar de 22 a 43 minutos por dia de atividades físicas. Porém, se a rotina de exercícios for intensa, o número é menor ainda: em torno de 11 a 22 minutos por dia. Todavia, uma caminhada já será suficiente e trará muitos benefícios.
Incluir essa carga de atividade na rotina é o mínimo para que as pessoas consigam extrair benefícios para a saúde. Lembrando que não existe um limite de tempo pré-definido para realizar exercícios físicos.
Tudo vai depender do objetivo, capacidade física e da orientação adequada de profissionais de saúde.
No entanto, para as pessoas que são sedentárias e querem melhorar a qualidade de vida, começar a praticar alguma atividade física moderada, como a caminhada, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa.
Dedicar, pelo menos, 20 minutos por dia para andar um pouco já trará ótimos benefícios para a saúde e o bem-estar.
Para motivar ainda mais as pessoas a realizarem algum tipo de atividade física, o estudo aconselha que se adote programa de saúde física com a participação da comunidade. Dessa forma um incentiva o outro a fazer exercícios.
Leia também: Alimentação E Atividade Física: Hábitos Que Fazem Bem Ao Seu Cérebro
Dentre os benefícios para seu corpo e mente, podemos destacar que a caminhada diária faz seguinte:
Praticar alguma atividade física aeróbica, como a caminhada ou a corrida, pode potencializar o funcionamento adequado do sistema cardiovascular e melhorar a saúde do coração. Além disso, também pode contribuir para uma melhora geral da saúde.
O exercício melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória; estimula mudanças químicas no cérebro que apuram o aprendizado, o humor e o pensamento. Caminhar pode criar novos neurônios, ajudando o organismo a envelhecer com saúde.
A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…