Designed by @Flamingo Images / shutterstock
Ser um microempreendedor tem suas vantagens. Carga tributária menor e modelo mais simplificado. O processo é mais rápido e a obtenção de linhas de crédito oferece juros mais baixos.
Mas o microempreendedor individual precisa ter os dados sempre atualizados. Caso tenha mudado de endereço, telefone ou algum outro dado, deve-se realizar a alteração de dados do MEI. Afinal, estar em dia com a legislação é crucial.
O cadastro como MEI é feito gratuitamente e online por meio do Portal do Empreendedor do Governo. Além do cadastro, caso necessário, o MEI pode corrigir ou atualizar os dados inicialmente preenchidos.
Assim, a empresa permanece legalizada, mantendo-se em dia com as obrigações. Quer saber como fazer? Vamos explicar.
Atualmente o acesso ao Portal do Empreendedor acontece pelo seguinte link. O novo site tornou mais simples o acesso, facilitou várias tarefas dentro do sistema e incluiu alguns novos serviços.
Por meio do novo portal do empreendedor o usuário tem acesso a:
Manter as informações cadastrais corretas e atualizadas é bastante importante, a fim de garantir a regularidade do seu negócio. Na parte de alteração de dados cadastrais, o microempreendedor pode corrigir ou atualizar informações anteriormente preenchidas.
Entre os dados que podem ser alterados estão:
Para alterar qualquer das informações possíveis é bastante simples, basta seguir o passo a passo:
Com as informações atualizadas, é possível gerar um novo Certificado CCMEI. Esse documento pode ser considerado como o registro do MEI, de forma que é sempre importante que suas informações estejam atualizadas.
Você pode acessar a alteração de dados duas vezes por dia e alterar oito campos em cada formulário, o que dá um total de dezesseis alterações possíveis, oito em cada acesso.
Caso a alteração seja com relação a transferência de inscrição estadual,no novo Portal do Empreendedor basta preencher o formulário de alterações de dados com o novo endereço e o Governo realiza a transferência de sede para o novo estado em menos de dois dias úteis.
Só fique atento para a legislação e obrigações sobre impostos do MEI. Cada estado tem sua própria legislação. Quanto ao número de CNPJ MEI, este permanecerá o mesmo.
Se a sua atividade foi excluída da modalidade MEI, a saída é dar baixa no CNPJ MEI e tentar um enquadramento em outra categoria do sistema Simples Nacional.
Por: Ana Luzia Rodrigues
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…