Chamadas

RAIS: declaração deve ser entregue até 30 de agosto

As empresas que estão obrigadas a fazer a declaração da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), ano-base 2020 , têm um novo prazo para enviar suas informações.

Com o fim do primeiro processamento da RAIS, que terminou em 30 de abril, o Ministério da Economia abriu o segundo processamento que se estende até 30 de agosto.

Desta forma, as empresas que foram abertas em 2020 e que fizeram opção pelo Simples Nacional retroativa à data de abertura, mas seu deferimento ocorreu a partir de 15 de janeiro, poderão cumprir as obrigações legais utilizando os programas GDRAIS.

Continue conosco e entenda como funciona essa obrigação e como fica o pagamento do abono salarial aos trabalhadores registrados pela RAIS. 

O que é a RAIS?

A Relação Anual de Informações Sociais foi instituída pelo Decreto nº 76.900, em 1975, com o objetivo de coletar e reunir dados relacionados à atividade trabalhista no país.

Diante disso, ela deve ser apresentada anualmente, assim, o governo federal pode elaborar as estatísticas e fazer o controle dos registros trabalhistas, como do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço). 

Designed by @pressfoto / freepik

Além disso, também identifica o trabalhador que possui direito ao abono salarial PIS/PASEP e acompanha as informações do mercado de trabalho.

Desta forma, a RAIS deve ser apresentada pelas empresas que são inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), exceto o Microempreendedor Individual (MEI), que não possua empregados.

Envio da declaração

Para elaborar sua declaração é necessário fazer o download do programa GDRAIS, que é utilizado para fazer a transmissão da declaração. 

Os estabelecimentos que possuem 10 ou mais vínculos empregatícios deverão transmitir a declaração RAIS ano-base 2020, utilizando um certificado digital válido padrão ICP Brasil.

Essa obrigatoriedade também inclui os órgãos da Administração Pública. Para os demais estabelecimentos que não se enquadrarem nessa obrigatoriedade, a utilização da certificação digital continuará facultativa.

Vale lembrar que a partir do ano-base 2019, as empresas que fazem parte do grupo de obrigadas ao envio e eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial tiveram a obrigação de declaração via RAIS substituída, conforme Portaria SEPRT Nº 1.127/2019.

Com isso, o cumprimento da obrigação relativa à RAIS ano-base 2020, bem como, as eventuais alterações relativas ao ano-base 2019 por estas empresas, se deu por meio do envio de informações ao eSocial.

Por conta disso, o programa para a transmissão das informações da RAIS, assim como o GDRAIS GENÉRICO foram bloqueados.

Abono Salarial

Para receber o abono salarial conhecido como PIS/PASEP, os trabalhadores devem ser identificados através da RAIS.

O procedimento de registro é feito pelo empregador anualmente, portanto, como a data de entrega da declaração RAIS foi estendida, às informações referentes ao ano base 2020 e transmitidas pelos empregadores até o dia 30 de agosto, serão processadas no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022.

Depois da identificação, será feito o pagamento, conforme calendário a ser publicado pelo CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) em janeiro de 2022. 

O pagamento do abono salarial segue os procedimentos estabelecidos pela Resolução, CODEFAT, nº 896. Diante disso, o PIS/PASEP desse ano foi suspendido e será pago a partir de janeiro de 2022.

Mas, devido à suspensão, os trabalhadores receberão o benefício dobrado, visto que haverá o acúmulo oriundo do ano calendário 2020-2021.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

6 horas ago