Negócios

RCS: Grande novidade do mercado de mensageria

O RCS (Rich Communications Service) é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que tem o objetivo de oferecer um sistema de mensagens de texto muito mais completo, que forneça conteúdo multimídia.

A tecnologia trouxe um novo padrão de comunicação digital para o mercado, permitindo que empresas e pessoas se comuniquem de forma mais simples e eficiente. Ele funciona de forma similar ao SMS, porém com mais recursos para que a experiência do usuário seja muito mais interativa e personalizada.

Criado pela Associação Mundial das Operadoras (GSMA), hoje, conta com toda a expertise da gigante Google.

A proposta do RCS é permitir que as marcas consigam personalizar e atestar a autenticidade de suas comunicações através do logotipo e selo de verificação, que agora pode ser inserido diretamente na mensagem.

Na prática, as vantagens vão muito além. O RCS aceita recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs, tornando a comunicação mais leve e atrativa.

Interação fácil é o grande destaque da ferramenta. O usuário consegue responder com apenas um clique, escolhendo rapidamente entre as opções sugeridas pelo remetente. Isso permite que as marcas desenhem experiências completas e estimulem ainda mais o engajamento.

Além disso, as taxas de conversão são altas e os relatórios de envio e leitura são bastante completos.

Designed by @jcomp / freepik

As vantagens não são só para quem envia as mensagens, mas também para quem as recebe. O usuário pode interagir, respondendo apenas com alguns cliques nas opções pré-programadas, tudo de forma automatizada, sem a necessidade da intervenção humana.

Com isso, o nível de engajamento costuma ser maior, podendo ter resultados até cinco vezes melhor que um SMS.

Boa parte desse sucesso é creditado ao fato de que o consumidor consegue identificar rapidamente quem é a empresa que está enviando a mensagem e sua política de privacidade.

Outra questão é que a navegação é embarcada, não ocorrendo o tradicional envio de um link que direciona o cliente para outra página – que normalmente tende a despertar desconfianças sobre possíveis fraudes.

Essa tecnologia está abrindo as portas para um novo formato de comunicação, mais dinâmico, interativo, atrativo e confiável.

Ela chega para ampliar o leque de soluções de comunicação digital, permitindo o desenvolvimento de experiências mais completas, independentemente do perfil da empresa ou do objetivo da comunicação.

As marcas que já estão criando ações com o RCS estão caminhando a passos largos para construir uma conexão mais direta e de muito mais fidelidade com seus clientes.

Por Bernardo Borzone é diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

20 minutos ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

1 hora ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

2 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

8 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

10 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

11 horas ago