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Veja o protocolo para a reabertura segura de salões de beleza e barbearias

A capital paulista voltou a reabrir na última segunda-feira (6), de forma parcial, salões de beleza e barbearias.

Basicamente, as regras de saúde e higiene são as mesmas para todas as atividades que integram a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de flexibilização, mas os salões de beleza e as barbearias contam com algumas especificidades.

A principal delas é a de atender o púbico apenas por meio de agendamento, a fim de evitar filas de espera e manter um atendimento mais individualizado.

Trabalhar no máximo com 40% da capacidade do local e em horários espaçados permite a devida higienização entre um atendimento e outro.

Sempre que possível, o atendimento precisa ser feito em cabines individuais, por um profissional por vez, e os clientes não poderão estar acompanhados de outras pessoas.

Saiba mais sobre o assunto:

Esses estabelecimentos poderão funcionar por seis horas seguidas sem um horário específico de atendimento.

Essa flexibilidade é uma vitória do setor que conseguiu provar que tal restrição prejudicaria os negócios.

Tanto as barbearias quanto os salões de beleza deverão lavar os cabelos e as orelhas dos clientes antes de iniciar o corte, para minimizar a possibilidade de contaminação.

As esmalterias precisarão diminuir a quantidade de esmaltes expostos, além de adotar o uso de luvas e das higienizações da poltrona e da mesa de atendimento entre clientes.

Além da capital, o ABCD e o sudoeste da região metropolitana da cidade estão na fase amarela do Plano São Paulo, que permite a retomada gradual dessas atividades.

Veja, a seguir, outros itens do protocolo:

* Poderá ser implementado um horário exclusivo de atendimento para clientes acima de 60 anos ou que pertençam ao grupo de risco;

* Os funcionários deverão utilizar touca, máscara reutilizável e óculos de proteção ou protetor facial, gorro, avental impermeável de mangas longas e luvas para tratamentos;

* A distância mínima entre estações de trabalho deve ser de 2 metros, e a distância entre os clientes deve ser de, pelo menos, 1,5 metro.

Fonte: FecomercioSP

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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