Chamadas

Reajuste salarial: saiba como fazer a folha de pagamento

Anualmente, o reajuste salarial gera algumas dúvidas aos empregadores e colaboradores, principalmente sobre como informar o reajuste salarial e fazer a folha de pagamento de forma correta.

Então, saiba que esse reajuste é uma obrigação das empresas, conforme prevê o artigo 611 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Assim, a intenção é garantir que os trabalhadores que possuam carteira assinada, tenham remuneração adequada à sua atividade, e também com base em fatores econômicos, visando a preservação do poder de compra do trabalhador.

Desta forma, elaboramos este artigo para te explicar como funciona o reajuste salarial e resolver de uma vez por todas as dúvidas que podem  causar transtornos ao empregador.

Então, saiba que essa tarefa é bastante simples, então, acompanhe nosso artigo e entenda tudo sobre o reajuste salarial.

Reajuste salarial

Se trata de um aumento no salário dos trabalhadores que é disponibilizado anualmente, desta forma, ele é obrigatório e deve constar na folha de pagamentos.

A intenção desse aumento é evitar que o salário dos trabalhadores fiquem defasados diante da economia do país.

Para que você entenda melhor, saiba que existem diferentes tipos de reajuste salarial. Conheça quais são eles: 

Alteração do salário mínimo: esse tipo de reajuste segue a base de aumento do salário mínimo que é feito anualmente, conforme os níveis da inflação nacional;

Convenção Coletiva: ocorre quando é discutido um percentual de aumento para certa categoria profissional, desta forma, cada categoria possui um sindicato que acompanha a discussão sobre aumento; 

Carreira

Como fazer o reajuste?

Para fazer o cálculo correto do reajuste salarial, é necessário identificar a categoria profissional do trabalhador e o sindicato responsável. Desta forma, será possível saber quais são as deliberações vigência para cada profissional. 

Feito isso, é preciso calcular conforme o salário recebido pelos trabalhadores, ou seja, considere a porcentagem definida no acordo. Se o reajuste for de 5%, por exemplo,  aplique essa porcentagem sobre o valor do último salário bruto dos colaboradores. 

Lembre-se que em certos casos, os acordos dos sindicatos e convenções coletivas também podem incluir reajustes nos benefícios, como vale-alimentação, e diminuição do percentual de desconto do vale-transporte. 

Folha de pagamento

Sabendo que o reajuste acontece anualmente, o empregador deve se planejar para realizar o devido reajuste, a fim de não ser pego de surpresa.

Assim, tenha atenção à folha de pagamento que se trata de um documento obrigatório que precisa ser emitido pelas empresas. Para isso, siga as regras do decreto 3048/1999. 

Desta forma, na folha de pagamento deve ser informado o valor bruto do salário líquido do funcionário que foi reajustado, além de ser detalhado o reajuste e os descontos.

Além disso, verifique os dados cadastrais dos trabalhadores, o que  evita problemas trabalhistas futuramente. 

É importante ressaltar ainda que, se a empresa deixar de pagar o reajuste, fica sujeita a sanções judiciais, podendo receber multas e outras penalidades mais severas que podem prejudicar o negócio.

Por isso, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Justiça do Trabalho costumam acompanhar de perto o cumprimento das relações trabalhistas. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Samara Arruda

Jornal Contábil

Recent Posts

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

3 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

5 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

6 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

7 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

7 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

8 horas ago