Fonte: gov.br
A comida, o gás, o combustível e muitos outros produtos estão com valores só aumentam quanto mais o tempo passa, algo que vem prejudicando bastante os trabalhadores brasileiros.
Muitos trabalhadores estão com suas contas atrasadas, pois o preço de diversos produtos só aumenta e o salário continua o mesmo.
Porém, os colaboradores que trabalham seguindo o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) têm seus direitos garantidos pela legislação. Um desses direitos é o reajuste salarial, que acontece anualmente, entenda melhor sobre o reajuste salarial nos próximos tópicos.
Agora que você já sabe que será feito um reajuste salarial, deve estar se perguntando: quem vai receber esse reajuste? Fique tranquilo, nós vamos te responder!
Os trabalhadores que recebem que pertencem a empresas que seguem o regime CLT têm direito a receber o reajuste salarial anual garantido por lei.
Alguns empregos, mesmo que sejam CLT, não têm direito a reajuste salarial, pois os valores dos salários desses empregos já são bastante elevados.
Esses empregos são considerados hipersuficientes, isso significa que os salários desses trabalhadores estão tem um valor igual ou superior ao teto da previdência, que atualmente é de R$ 6.433,57, um salário hipersuficiente em 2021 seria de R$ 12.867,14 ou valores acima.
Nos casos de salários hipersuficientes, não haverá reajustes anuais, o que as partes (empregador e empregado) decidirem, será válido. O acordo entre empregador e empregado fica acima dos acordos coletivos ou convenções da categoria.
O aumento salarial é feito seguindo as decisões dos sindicatos de cada categoria e os profissionais, esses acordos seguem a Convenção Coletiva de Trabalho.
O reajuste salarial tem a intenção de ajudar os trabalhadores a continuarem com uma vida digna, para minimizar os impactos financeiros causados pela inflação na vida desses trabalhadores.
As convenções coletivas podem variar os acordos, eles são diferentes por diversos fatores.
Os fatores que farão os reajustes serem diferentes são muitos, eles podem variar de acordo com o custo de vida de cada local, os reajustes podem variar de estado para estado.
As convenções e acordos coletivos podem ser consultados no Sistema Mediador da SRT – Secretaria de Relações do Trabalho.
Quando for definido o percentual de aumento que será feito o reajuste, os empregadores vão calcular os salários reajustados e vão efetuar o pagamento retroativo à data-base.
A data-base pode mudar dependendo da categoria profissional, a data-base será o primeiro dia do mês referente.
Se em determinada categoria a data-base for em junho, as mudanças começaram a contar a partir desta data.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o
Departamento Pessoal?
Já percebeu as
oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa
completo que ensina todas as etapas do DP,
desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as
rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e
tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende
trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender
tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…