Chamadas

Reaplicação do Enem 2021: Cartão de confirmação está liberado

O Enem 2021 ainda não terminou. Ele ainda será realizado pelos inscritos que não puderam participar da prova por motivo justificado. Este grupo já pode conferir o cartão de confirmação que contém o número da inscrição e local de aplicação da prova,

Estes candidatos terão as provas aplicadas nos próximos dias 9 e 16 de janeiro e podem acessar a Página do participante, no Inep. O cartão de confirmação da inscrição, que pode ser acessado pela página, indica também número de inscrição, opção de língua estrangeira e demais serviços. A apresentação do cartão na hora da prova não é obrigatória.

O Inep, responsável pelo exame, não divulgou o total de inscritos para esta edição.

Quem pode participar das provas?

Podem participar da reaplicação da prova quem não conseguiu participar em 2021 por problemas logísticos, como foi o caso de moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), que não puderam comparecer aos locais de prova após uma operação policial no local.

Além disso, aqueles que atestaram quadro infeccioso, como de Covid-19, via comprovante médico também poderão realizar a prova nos próximos dia 9 e 16.

A prova também será aplicada para candidatos isentos que faltaram ao Enem 2020 e que teriam que pagar inscrição para este ano. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que esses faltantes deveriam ter o benefício da isenção mantido de forma extraordinária.

E, finalmente, também poderão realizar as provas nos próximos dias os presos e menores que cumprem medida socioeducativa.

O que é o Enem?

O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

Ao longo de sua criação, o Enem acabou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, tornando-se hoje ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

2 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

2 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

3 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

3 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

3 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

4 horas ago