Recebo benefício do INSS, posso abrir um MEI?

O MEI (microempreendedor individual) garante vários benefícios ao empreendedor, o que tem chamado cada vez mais a atenção daqueles que querem começar seu próprio negócio.

Mas apesar de toda a sua facilidade, é preciso conhecer os critérios do MEI antes de fazer o registro, visto que existem situações que podem prejudicar o cidadão. Sabemos que isso é motivo de várias dúvidas, principalmente entre aqueles que recebem benefícios previdenciários.

Por isso, elaboramos este artigo para te explicar se quem recebe benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode abrir um MEI.

Acompanhe esse artigo e tire suas dúvidas sobre o tema!

Critérios do MEI

Antes da formalização como microempreendedor individual, precisamos conhecer os requisitos necessários e que são determinados por lei. Os principais são:

  • Faturamento de até 81 mil reais por ano;
  • Não ser sócio em outra empresa;
  • Desenvolver atividades que são permitidas pela categoria;
Designed by Wavebreakmedia / istockphoto

Benefícios previdenciários

O Governo Federal oferece através da Previdência Social, uma série de benefícios com o objetivo de amparar os trabalhadores.

Desta forma, chamamos sua atenção para aqueles que recebem tais benefícios e têm a intenção de se formalizar como MEI.

Mas para te responder se você pode se formalizar mesmo recebendo benefícios do governo federal, é preciso analisar cada situação com cautela. Então, o primeiro grupo que merece atenção são os segurados que são considerados inválidos.

Neste caso, são concedidos dois tipos de benefícios: auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A seguir vamos analisar cada um desses benefícios.

Auxílio-doença

Esse benefício é pago ao trabalhador que não possui condições de atuar em suas atividades profissionais de forma temporária.

Então, se o segurado se formalizar como MEI deixará de receber o benefício. O mesmo vale para aqueles que passam a realizar qualquer outra atividade remunerada, pois, serão considerados recuperados e, por isso, estarão aptos ao trabalho.

Aposentadoria

O aposentado por invalidez diz respeito aquele trabalhador que não têm condições de retornar ao trabalho. Desta forma, se o aposentado por invalidez fizer seu registro como MEI, também terá seu benefício cancelado.

Vale ressaltar que, se ficar comprovado que o aposentado tinha condições de trabalhar e ainda sim estava recebendo o benefício por invalidez, ele precisará devolver os valores que foram recebidos de forma indevida, além de juros e multa. 

Isso também vale para o aposentado que continua no mercado de trabalho por meio do registro CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Essa situação se configura como crime de estelionato e a pena é de reclusão de um a cinco anos e multa.

Para aqueles que recebem qualquer um dos demais tipos de aposentadoria, saiba que é possível fazer a inscrição no MEI sem prejuízos, no entanto, isso não dará direito a uma segunda aposentadoria como muitos acreditam.   

Outros benefícios

Existem ainda outras situações que o beneficiário precisa estar atento, pois, é possível fazer a formalização como MEI, porém, existem ressalvas.

Um desses casos é a pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-LOAS). Neste caso, é possível se formalizar e não perder o benefício de imediato.

No entanto, caso o serviço social faça uma avaliação e identifique que houve o aumento considerável da renda familiar e assim, fique comprovado que não há necessidade do beneficiário continuar recebendo o recurso, o benefício também poderá ser cancelado.

Benefícios sociais

Para aqueles cidadãos que são beneficiados pelo Bolsa Família, o registro no MEI também não causa o cancelamento do programa mas, assim como o BPC, é preciso estar atento ao aumento na renda familiar que não pode ficar acima do limite permitido.

Além disso, o cancelamento do benefício não é imediato e só será efetuado no ano de atualização cadastral.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

7 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

8 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

14 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

14 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

14 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

14 horas ago