A Receita Federal inicia, às 10h desta terça-feira (24), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente a outubro de 2023. No dia 31 de outubro, o valor total de R$ 643.259.756,29 será creditado para 354.509 contribuintes.
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet e seguir os seguintes passos: clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecione “Consultar a Restituição”.
Leia também: Malha Fina: O Que Pode Te Colocar Em Risco!
Dentro desse montante, R$ 427.280.878,46 destinam-se a contribuintes que possuem prioridade, como 6.106 idosos com mais de 80 anos, 54.438 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.491 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou portadoras de doenças graves, 16.874 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério e 119.040 indivíduos que, embora não tenham prioridade legal, foram beneficiados por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Além disso, 151.560 contribuintes não prioritários também receberão a restituição.
A restituição será transferida para a conta bancária fornecida na Declaração de Imposto de Renda, seja por meio de depósito direto ou via chave PIX. No entanto, caso haja algum impedimento para o crédito, como a desativação da conta indicada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil – BB.
Leia também: Como Alterar Conta Para Restituição Do IRPF: Guia Prático
Nesse cenário, o contribuinte pode agendar o recebimento dos valores de maneira ágil e descomplicada através do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB, cujos números são 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (atendimento especial para deficientes auditivos).
No caso de o contribuinte não efetuar o resgate de sua restituição dentro do período de um ano, deverá fazer a solicitação através do Portal e-CAC, que está disponível no site da Receita Federal. Basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O calendário dos lotes regulares do IRPF 2023 foi integralmente cumprido, com o quinto e último lote sendo distribuído em setembro de 2023.
Por outro lado, os lotes residuais de restituição são liberados após a conclusão dos lotes regulares e englobam as restituições que passaram por processamento adicional devido a retificações ou outras correções na declaração.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…