Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A restituição referente ao quarto lote do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, estará disponível para 3,8 milhões de contribuintes no final deste mês, 31 de agosto. Assim sendo, a Receita Federal, abriu hoje, terça-feira (24) a consulta da restituição do IRPF.
Conforme informações da Receita, 3,8 milhões de contribuintes terão acesso às restituições cujo valor corresponde a R$ 5,2 bilhões. Neste lote, parte deste montante (R$ 273,2 milhões) será destinado a pessoas com prioridade como contribuintes com idade mais avançada, e portadores de alguma deficiência.
Ademais, contribuintes não prioritários que entregaram a declaração devidamente até dia 16 agosto foram contemplados por este lote, segundo a receita. Este grupo soma um total de 3.710.930 pessoas.
Como brevemente introduzido, o 4.º lote contempla contribuintes não prioritários que declararam até 16 de agosto, e outra parcela com prioridade legal. Confira:
Vale ressaltar que o pagamento referente a restituição do quarto lote relativo ao ano-base 2020, será realizado para estes grupos, dia 31 de agosto na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração.
Para consultar se sua restituição não conta com possíveis pendências e está liberada, basta acessar o site ou app da Receita Federal. Conforme o órgão, será possível identificar se o contribuinte caiu na malha fina do leão, devido a algum erro, como informações cadastrais erradas, valor indevido, rendimento omitido, entre outros.
Neste sentido, a consulta pode ser realizada da seguinte forma:
Ps: se sua restituição estiver em condição de malha, a liberação só ocorrerá mediante a devida correção ou a comprovação que a declaração está correta.
Ademais, vale lembrar que a Receita Federal ordena o pagamento, conforme a entrega da declaração, ou seja, quem declarar primeiro receberá de forma mais prévia a restituição, salvo os casos de contribuintes com prioridade legal.
Se a restituição por algum motivo não for creditada em sua conta, os valores ficam disponíveis para a retirada em até um ano no Banco do Brasil (BB). Contudo, será preciso realizar um reagendamento para o crédito dos valores, isto pode ser feito através dos seguintes canais:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…