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Receita e Polícia Federal apertam o cerco a sonegação de tributos

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na terça-feira, dia 1º de agosto, a Operação Hangover. A ação aconteceu na região da Mooca, na capital paulista. O alvo foi uma transportadora que funcionava como depósito de mercadorias que entraram de forma ilegal no País. A operação, cujo nome significa “ressaca”, decorre de investigação da Polícia Federal que se iniciou com apreensões feitas no Rio Grande do Sul.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante a fiscalização na transportadora, foi encontrado grande volume de mercadorias de origem estrangeira sem qualquer documentação de importação regular. As mercadorias encontradas são sobretudo óculos, tênis, vestuário e brinquedos com indícios de contrafação. Também foi localizado caminhão repleto de cigarros fabricados no Paraguai e introduzidos no território nacional de maneira clandestina.

A expectativa é pela apreensão de elevado volume de itens, chegando a R$ 80 milhões em valor de mercado. Estima-se que os tributos federais sonegados correspondentes às mercadorias apreendidas possam ser da ordem de R$ 40 milhões.

A prática identificada lesa os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade. Também subtrai os empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos. São violados direitos autorais e de marca, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil. Há ainda notória violação de direitos dos consumidores com produtos clandestinos e que não atendem aos requisitos de segurança.

A perda das mercadorias apreendidas representa dezenas de milhões de reais em prejuízo ao crime organizado. Além disso, os responsáveis serão representados pelo crime de contrabando e por outros correlatos.

A Receita Federal permanece vigilante, utilizando treinamento e ferramentas disponíveis para identificar ilícitos e atuar de maneira precisa nos principais pontos de distribuição de contrabando do País. Mais ações do tipo podem ser esperadas para os próximos meses.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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