O Simples Nacional é um regime tributário muito popular entre os empresários brasileiros, pensando em ajudar os empreendedores que planejam integrar este regime em 2023, a Receita Federal emitiu um alerta.
A Receita informou que até o dia 27 de janeiro de 2023, mais de 348 mil empreendedores já haviam solicitado a adesão ao Simples Nacional, até o final de janeiro o número deve aumentar.
O comunicado emitido tem a finalidade de alertar os empreendedores, o prazo para solicitar a opção pelo Simples termina no final deste mês, no dia 31 de janeiro, portanto é preciso estar alerta.
Sempre destaco o impacto econômico que a Micro e Pequenas empresas têm na economia brasileira, elas representam mais de 99% das pessoas jurídicas do Brasil, geram empregos e ajudam todos o país.
Como o Simples Nacional é um regime tributário somente para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) e como ele oferece uma série de benefícios para os empreendedores, o Simples acaba sendo o regime tributário com mais empresas.
Portanto, todo início de ano são diversos empreendedores realizando a solicitação de opção pelo Simples Nacional, pensando em ajudar, a Receita Federal emitiu um alerta.
Leia também: Simples Nacional: Saiba como realizar a adesão em 2023
A Receita Federal emitiu um alerta para os empreendedores não perderem o prazo para realizar a solicitação de opção pelo Simples Nacional, que termina no dia 31 de janeiro de 2023.
Até sexta-feira, dia 27, segundo a Receita Federal, foram realizadas 348.077 solicitações de opção pelo Simples Nacional, 97.572 já foram aprovadas e as outras dependem de regularização para as empresas conseguirem integrar o Simples.
São mais de 233 mil empresários que estão precisando regularizar pendências com um mais entes federados (União, Estados, DF ou Município) e 16.975 solicitações foram canceladas pelos próprios empresários.
O resultado vai ser divulgado na 2ª quinzena do mês de fevereiro.
Leia também: Optante pelo Simples Nacional, o que isso significa? Entenda tudo neste guia!
Para as empresas que já estão funcionando e querem trocar de regime tributário, a solicitação de opção pode ser realizada até o último dia útil de janeiro, ou seja, dia 31. Se a solicitação for aceita, valerá a partir de 1° de janeiro deste ano (caráter retroativo).
Para os empreendimentos que estão iniciando suas atividades, o prazo para a solicitação é de 30 dias do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham decorridos 60 dias da data de abertura do CNPJ. Quando aprovada, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ.
Segundo a Receita Federal, para as empresas em início de atividade que perderem esses 30 dias, a adesão só será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte, produzindo efeitos a partir de então.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…