Uma operação da Receita Federal está investigando fraudes e erros na declaração do Imposto de Renda de médicos em Goiânia e Anápolis. A suspeita é que alguns profissionais tenham informado uma quantidade maior de itens que podem ser deduzidos do imposto para tentar aumentar o valor a ser restituído.
A ação, batizada de Pandora, está sendo realizada desde o início de agosto. De acordo com a Receita Federal, os alvos são os livros caixas de médicos, onde são anotadas todas as despesas relacionadas diretamente a atividade profissional e que pode ser deduzidas. Entre elas estão materiais hospitalares, gastos com cursos de formação, pagamento de aluguel de consultório e contratação de funcionários.
Foram analisadas as declarações de 2015 a 2017. De acordo com o órgão, a média de dedução declarada por um grupo de profissionais era de 45,5%, enquanto as despesas médicas da categoria eram de 9,2% em média, de acordo com a maioria das declarações recebidas.
Leia Também:
https://www.jornalcontabil.com.br/escrituracao-contabil-e-fiscal-entenda-os-seus-conceitos-e-diferencas/
A Receita Federal está enviando comunicados aos médicos para que eles façam retificação nas declarações enviadas. Caso isso não aconteça, eles serão obrigados a apresentar o livro caixa e toda documentação que comprove as despesas.
A multa pode variar de 75% a 225% do imposto sonegado. Além, disso, em casos de fraudes, o caso será comunicado ao Ministério Público.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…