Receita Federal

Receita Federal atenta sobre novo golpe em financiamentos e empréstimos

O mais novo golpe registrado pela Delegacia em Natal/RN, ocorre através de cobranças falsas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A ação dos golpistas funciona através de cartas enviadas por meio do correio. 

Os golpistas, se utilizam do pagamento do IOF, imposto cobrado em todas as operações financeiras, como na contratação de seguros, investimentos, financiamentos, créditos, entre outros.   

A ação dos criminosos ocorre mediante a uma suposta negociação com uma instituição financeira de crédito ou financiamento. Em seguida a vítima recebe uma carta, de autoria da Receita Federal, acontece que esta é uma correspondência falsa, os golpistas se utilizam do nome do órgão para a fraude. 

Nesta carta, os criminosos solicitam o pagamento do IOF, para ser possível liberar o financiamento ou crédito em questão. No documento irá conter os dados bancários do golpista onde deverá ser feito o depósito, e uma assinatura falsa que seria supostamente de um funcionário da receita. 

Diante disso, o órgão alerta: ”Trata-se de um golpe, já que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência”. Sendo assim, atente-se aos detalhes e não deposite nenhuma quantia nesses casos. 

Se proteja e denuncie

A manutenção do IOF é feita em documento específico (DARF), de modo que a cobrança é realizada pela própria instituição que oferece o crédito ou financiamento.  

Outro ponto a estar atento é que os criminosos se esforçam para copiar a legitimidade dos documentos da receita, todavia, costumam cometer erros. Sendo assim, atente-se a informações incorretas ou confusas, erros de português, algo que cause estranheza. Isto porquê, orientações desta natureza podem fortemente indicar um golpe. 

Cabe destacar que caso você tenha passado por esta situação ou semelhante, denuncie na Ouvidoria do Ministério da Economia neste link. Esta ação ajuda as entidades a identificarem o golpe e divulgar as devidas precauções aos cidadãos.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

6 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

6 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

7 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago