Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Passado o período de declaração de Imposto de Renda, muitos contribuintes ficam em dúvidas se declarou corretamente, alguns até recebem avisos da Receita Federal para regularização e ou correção, mas estes avisos devem ser checados caso seja recebido. Mais uma vez golpistas usam o nome da Receita Federal para aplicar golpe.
O alerta foi dado pela própria Receita Federal, de acordo com o órgão, golpistas estão utilizando e-mail e correios para aplicar o estelionato. O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, ou no endereço da pessoa jurídica, uma imitação de uma intimação que pede para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência ou nesse e-mail, consta um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. O endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal.
Apesar de usar o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe. A Receita enfatiza que não faz esse tipo de chamamento e que não evia nada dessa forma.
A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado. A Receita Federal adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão que é https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…