Simples Nacional

Receita Federal emite nota sobre a DEFIS 2023

As empresas integrantes do Simples Nacional devem anualmente até o último dia de março enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), em 2023 o prazo termina nesta sexta-feira (31).

Quem deixar de enviar a DEFIS pode acabar se prejudicando, essa é uma declaração obrigatória para todas as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do Simples.

Acompanhe este artigo até o final e saiba mais sobre a nota emitida pela Receita Federal referente a declaração anual do Simples Nacional. 

Leia também: Como Declarar Previdência Privada VGBL No Imposto De Renda 2023?

A Nota da Receita Federal sobre o envio da DEFIS 2023

A DEFIS 2023 deve ser transmitida anualmente até o final de março, esta sexta-feira (31) é o último dia para as empresas enviarem, pensando nisso, a Receita Federal emitiu uma nota as empresas obrigadas:

  1. Prazo: “situação normal, relativa ao ano-calendário de 2022, deve ser entregue até 31 de março. A declaração deve ser prestada pelo contribuinte que foi optante pelo Simples Nacional por pelo menos um período de apuração por ela abrangido”.
  1. Transmissão: “Para transmitir a Defis (2023) é necessário que o contribuinte tenha transmitido as declarações mensais no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D), para o período em que foi optante em 2022”.
  1. Penalidade: “A omissão da Defis ano-calendário 2022 impede as apurações dos períodos de apuração a partir de março/2023 no PGDAS-D”.
  1. Situação especial: “A Defis – Situação Especial deve ser preenchida em nome da pessoa jurídica cindida parcialmente, totalmente, extinta, fusionada ou incorporada e entregue até o último dia do mês subsequente ao do evento, exceto nos casos em que essas situações especiais ocorram no primeiro quadrimestre do ano-calendário, hipótese em que a declaração deverá ser entregue até o último dia do mês de junho”.

Enfim, dividimos a nota da Receita Federal sobre a DEFIS 2023 nestes 4 parágrafos mostrados acima.

Conclusão

Evite as multas e outros problemas que a falta de envio da DEFIS pode te ocasionar, se organize para enviar a sua declaração até sexta-feira, dia 31 de março de 2023.

Empresas em situação especial ocorridas no primeiro quadrimestre de 2023 terão até o mês de junho para enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais.após o primeiro quadrimestre as empresas em situação especial devem entregar a DEFIS até o último dia do mês subsequente ao do evento.

Lembrando, para enviar a DEFIS deste ano é preciso que a sua empresa esteja regular e tenha enviado todas as declarações mensais no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D).

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

1 hora ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

2 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

3 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

3 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

3 horas ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

3 horas ago