Chamadas

Receita Federal: Portaria regulamenta canal de atendimento Fale Conosco

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou nesta quinta-feira, dia 22, no Diário Oficial da União, uma portaria para regulamentar o canal de atendimento Fale Conosco. A medida entra em vigor no próximo dia 3 de julho.

O canal de atendimento será restrito à prestação de orientações de caráter geral sobre serviços e legislação, sendo vedada a divulgação de informações protegida por sigilo  fiscal ou funcional; não informa sobre situação específica do interessado, que exija análise de documentação.

Segundo a portaria, para obtenção de informação mediante acesso ao Fale Conosco, o solicitante deverá enviar o formulário disponibilizado no site da RFB. O envio do formulário não gera número de protocolo. A recepção do formulário ocorre de forma ininterrupta.

Leia também: Qual A Importância Da Receita Federal Para O Desenvolvimento Do…

Esse serviço será prestado no horário de expediente do servidor por ele responsável. Por meio de mensagem eletrônica enviada ao endereço informado pelo solicitante no momento do envio do formulário. 

O prazo para o atendimento da solicitação formulada por meio do Fale Conosco será de até cinco dias úteis.

Doenças que podem te ISENTAR da declaração de Imposto de Renda em 2023

Consulta ao 2° lote restituição do IR 2023

Por falar em Receita Federal, a partir das 10 horas desta sexta-feira (23), o 2° lote de restituição do IRPF 2023 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Dessa forma, o crédito bancário para 5.138.476 contribuintes ocorre no dia 30 de junho, no valor total de RS 7,5 bilhões. Todo o valor destina-se a contribuintes que têm prioridade.

Deste montante, 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos, 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Por fim, para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal. Clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar as Restituição”.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

18 minutos ago

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

2 horas ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

15 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

16 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

16 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

17 horas ago