Simples Nacional

Receita notifica devedores do Simples Nacional: Regularize-se para evitar exclusão

As microempresas e empresas de pequeno porte devem permanecer vigilantes para evitar serem excluídas automaticamente do Simples Nacional devido a atrasos em pagamentos.

Nos dias 27 e 28 de julho de 2023, foram disponibilizados, no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), os Termos de Exclusão do Simples Nacional e os respectivos Relatórios de Pendências dos contribuintes que possuem débitos junto à Receita Federal e/ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

A ciência será considerada efetuada no momento da primeira leitura, se a pessoa jurídica acessar a mensagem dentro de 45 (quarenta e cinco) dias a partir da disponibilização do referido Termo.

No entanto, caso a primeira leitura seja feita após esse prazo, a ciência será considerada no 45º (quadragésimo quinto) dia contado a partir da disponibilização do Termo.

Regularização

Os documentos mencionados podem ser acessados de duas maneiras: através do Portal do Simples Nacional, utilizando o Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), ou pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal do Brasil, utilizando código de acesso ou certificado digital.

Além disso, é possível acessá-los via Gov.BR, usando uma conta nível prata ou ouro.

Para evitar a exclusão do Simples Nacional a partir de 01/01/2024, a empresa deve regularizar todos os seus débitos, efetuando o pagamento integral à vista ou parcelando as dívidas.

No caso dos débitos inscritos em Dívida Ativa da União (DAU), é possível realizar a regularização por meio de transação, de acordo com as regras estabelecidas no último edital PGDAU vigente.

É importante realizar a regularização dentro do prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão.

A empresa que regularizar todos os seus débitos dentro do prazo mencionado não sofrerá a exclusão decorrente dos débitos listados no Termo de Exclusão, tornando-o sem efeito.

Dessa forma, a empresa permanecerá no regime do Simples Nacional, sem a necessidade de realizar qualquer outro procedimento ou comparecer a qualquer unidade da Receita Federal do Brasil.

Leia Também: Rotinas Contábeis De Uma Empresa Optante Do Simples Nacional

Contestação

Para impugnar o Termo de Exclusão, a empresa deverá enviar sua contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal do Brasil e protocolizá-la via internet, seguindo as orientações disponíveis no site da Receita Federal do Brasil, acessando o menu Serviços > Defesas e Recursos > Impugnar exclusão do Simples Nacional.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago