Chamadas

Receita recebe número recorde de declarações do IR 2023

A Receita Federal anunciou que recebeu 41,1 milhões de declarações de Imposto de Renda 2023. Foi um recorde, segundo o órgão. O número foi atualizado pelo Fisco, na manhã desta quinta-feira (1º), após o fim do prazo de entrega neste ano.

A Receita havia ampliado a expectativa de recebimentos de declarações para 39,5 milhões de documentos recebidos. Dessa maneira, neste ano, o órgão recebeu cerca de 1,6 milhão a mais que o esperado. Deste montante, destaca-se o número de declarações pré-preenchidas, que foi o meio utilizado por mais de 9,8 milhões de contribuintes.

Leia também: IR 2023: Aprenda A Alterar E Enviar Uma Declaração Retificadora

O contribuinte tinha até as 23h59 desta quarta-feira para enviar o documento, para não pagar multa e ficar livre de outras sanções, como o bloqueio do CPF.

Imagem por @pressfoto / freepik

Perdeu o prazo? Saiba o que fazer

Segundo a Receita, quem não entregou dentro do prazo pode enviar a declaração retificadora já a partir desta quinta-feira (1º). A regularização da situação, no entanto, está condicionada ao pagamento de multa.

A multa mínima por atraso para envio da declaração é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido. A recomendação é para que o contribuinte regularize a situação o quanto antes.

Além de pagar multa, quem tem a obrigação, mas não declara o Imposto de Renda dentro do prazo, corre o risco de ficar com o CPF “sujo”. Entre outras restrições estão: impedir a contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e, até mesmo, prestar concurso público até que a situação fique regular.

Portanto, o procedimento é o mesmo para quem já enviou o documento no prazo. O contribuinte pode acessar o programa para computadores do Imposto de Renda 2023, dos aplicativos para smartphones e tablets ‘Meu Imposto de Renda’, ou ainda acessar o site oficial da Receita Federal e seguir os passos. Regularize o quanto antes a sua situação e evite maiores dores de cabeça.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago