O planejamento tributário na contabilidade é uma ferramenta crucial para as empresas que buscam otimizar sua carga fiscal e garantir que suas obrigações sejam cumpridas de forma estratégica.
Uma gestão tributária eficaz permite escolher o melhor regime fiscal, otimizando impostos e maximizando a economia.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre Planejamento tributário e entender como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
O que é planejamento tributário?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “O planejamento tributário é, antes de mais nada, uma estratégia legal usada para reduzir os impostos de uma empresa.
Além disso, ele é realizado por contadores, que analisam o negócio e aplicam medidas legais para otimizar a carga tributária, como a escolha do regime tributário mais vantajoso e a dedução de despesas permitidas.
Por outro lado, o objetivo é diminuir os custos com tributos. Dessa forma, a empresa se torna mais competitiva e financeiramente eficiente.”
Por que realizar o planejamento tributário?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:
- Redução da carga tributária;
- Aumento da lucratividade;
- Prevenção de problemas com o fisco;
- Otimização dos processos internos;
- Melhores decisões estratégicas.
Ferramentas para te ajudar no planejamento tributário:
Segundo a é-Simples: “Para otimizar o planejamento tributário, algumas ferramentas podem ser extremamente úteis:
- Planilhas personalizadas: São uma solução simples e eficiente para organizar receitas, despesas e calcular impostos;
- Sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais): Integram diferentes áreas da empresa e ajudam no controle financeiro e fiscal;
- Consultorias especializadas: Contadores ou serviços especializados podem ajudar a identificar as melhores estratégias para reduzir a carga tributária;
- é-Simples auditoria eletrônica: Ideal para identificar inconsistências fiscais, monitorar tributos e organizar as obrigações fiscais da sua empresa de forma prática.
Usar ferramentas e serviços confiáveis simplifica a gestão tributária e garante que a empresa aproveite ao máximo as oportunidades legais disponíveis.”
Como fazer um planejamento tributário?
Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “Planejamento tributário: Um aliado da contabilidade”. Disponível em: https://blog.esimplesauditoria.com.br/planejamento-tributario-entenda-como-pode-te-ajudar-a-economizar/. Por Leonel Monteiro em 24/01/2025.