Categories: Destaques

Refis – Edições sucessivas causam perdas bilionárias

Os números dos programas de refinanciamento de dívidas de contribuintes são estarrecedores. A farra dos grandes devedores era conhecida, mas agora as perdas foram computadas. Conta Jorge Rachid, secretário da Receita Federal, em entrevista ao “Estadão” que o país perdeu em média R$ 18 bi ao ano nos últimos tempos com os Refis. O Congresso trabalha para abrir mais outro programa nesses moldes, com termos mais generosos que os previstos pelo governo. O Planalto tem que evitar novas perdas para não ser obrigado a cortar mais o Orçamento.

Pelas contas da Receita, foram 25 edições do Refis desde o ano 2000. Os maiores devedores são os grandes beneficiados. Ao aderir, as maiores empresas saem da lista de devedores antes mesmo de quitar todo o refinanciamento. O prazo é alongado, e o total devido, as multas e os juros são renegociados. Há casos, no entanto, de interrupção no pagamento. A companhia espera por um novo Refis, que talvez traga condições mais generosas. A grande empresa se beneficia mais por contar com uma estrutura jurídica e departamento de contabilidade mais amplos. As menores têm mais dificuldade.

O governo mandou ao Congresso um novo projeto que previa apenas o parcelamento das dívidas. O texto, no entanto, está sendo alterado. O relatório do deputado Nilton Cardoso Junior passa a prever desconto de até 90% nas multas e juros. O ministro do Planejamento avisou que se o projeto passar, o Orçamento terá que ser ainda mais contingenciado, ou seja, o corte das despesas deverá ser maior. Nesse caso, se a proposta for aprovada nesses termos, é melhor que o Planalto vete. Ela foi totalmente desvirtuada. Via O Globo

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

O que abre e fecha a partir de sexta-feira (28), no Carnaval 2025?

O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…

10 horas ago

Mais de 30 cursos gratuitos na USP estão com inscrições abertas

Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…

10 horas ago

Como esconder seu escritório no Google Maps? Descubra

Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…

10 horas ago

Concurso de Contabilidade para O CRC-SP já tem definições e salários de até R$ 11 mil

Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…

10 horas ago

Escritório de contabilidade pode participar de licitação pública? Quais?

A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…

10 horas ago

Escala 6×1 será protocolada e segue para análise nas Comissões da Câmara

O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…

12 horas ago