Chamadas

Reforma da Previdência acaba com a regra dos 25 anos para Aposentadoria Especial

Atualmente os profissionais da área da saúde que trabalham em ambientes insalubres, como hospitais, clínicas médicas e consultórios, com a presença de agentes biológicos nocivos à saúde como vírus, fungos e bactérias, ao completarem 25 anos de contribuição neste ambiente, não necessitando serem ininterruptos, já podem estar encaminhando o pedido de aposentadoria junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“A aposentadoria especial para essa categoria possui algumas vantagens em relação às outras, não tem exigência de idade mínima, o valor da aposentadoria especial é calculado sobre 100% da média dos salários de contribuição pois não tem fator previdenciário que altera o valor do benefício. Preenchendo 25% de tempo de atividade, já é suficiente para a aposentadoria”, informa o advogado, especialista em Direito Previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

A Reforma da Previdência que já foi aprovada trará grandes e prejudiciais mudanças para a aposentadoria especial

Calgaro explica que será fixada uma idade mínima de 60 anos para o profissional poder encaminhar sua aposentadoria especial, além de ter exercido mais de 25 anos na atividade. O valor não será mais o mesmo, por que no cálculo que não mais contam com 100% da média e sim, com 60% das contribuições desde 07/1994, acrescidos de 2% a cada ano que superar 15 anos se mulher e 20 anos se homem de contribuição em atividade insalubre

“Os profissionais da saúde que já possuem 25 anos de atividade em ambiente insalubre possuem o direito de encaminhar a aposentadoria especial, podendo ser computado também como especial o período trabalhado na residência médica, consultório próprio ou, ainda, quando exerceu a profissão sem recolhimento de INSS, uma vez que a Previdência Social aceita contribuições em atraso”, afirma o advogado.

Antes de requerer o benefício, é importante conhecer a melhor estratégia para ganhar a maior aposentadoria, pois uma orientação especializada saberá como encaminhar o benefício mais vantajoso.



Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.



Fonte: Andrieli Trindade – Jornalista /Calgaro Advogados Associados – OAB-SC 3420

Ricardo

Redação Jornal Contábil

View Comments

  • Sou Valdir Narcizio da Silva tenho 53 anos e tenho 27 anos de contribuição

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

2 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

3 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

6 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

6 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

8 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

9 horas ago