Photo by @freepik / freepik
A estimativa do Governo é que essa reforma gere uma economia de R$ 800 bilhões em 10 anos, a Reforma da Previdência foi aprovada pelo congresso Nacional no mês de novembro e na quinta feira 12, completou um ano de sua promulgação.
A Reforma trouxe algumas mudanças como, a instituição de novas idades de aposentadorias, novo tempo mínimo de contribuição, regras de transição para quem já é segurado, de novas alíquotas de contribuição para a Previdência, entre outras mudanças.
A expectativa é que em 10 anos a Reforma garanta uma economia de cerca de R$ 800 bilhões aos cofres da União.
Em regra geral, trabalhadores urbanos terão que se aposentar com as seguintes idades:
Um outra mudança muito importante é relacionada ao cálculo do benefício que vai se basear na média de todos os salários do trabalhador e não nos 80%, o que não é um ponto positivo pois, antes era calculado a média dos maiores salários de contribuição.
A reforma também trouxe a redução da pensão por morte em 40% quando o único dependente é o cônjuge, no que se trata do acúmulo de pensão com aposentadoria também será restringida.
A nova regra prevê que a pensão será equivalentes a 50% do valor da aposentadoria do segurado, acrescida de cotas de 10 pontos percentuais por dependente até no máximo 100%.
Por Laís Olliveira.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…