Chamadas

Reforma do IR: Câmara muda reforma e aprova novo IR de 15%

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) uma emenda para que a alíquota do Imposto de Renda (IR) sobre lucros e dividendos, passe a ser de 15%. O texto principal foi aprovado nesta quarta-feira (1°), estabelecendo uma cobrança de 20%. A emenda teve 319 votos a favor e 140 contrários. Para ela ser aprovada, precisou ter um acordo entre líderes do Centrão e de partidos governistas. Já a oposição votou contra a redução. A Reforma seguirá para o Senado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) articulou para que o texto principal fosse votado na quarta-feira (1°). Os banqueiros e empresários estavam defendendo amplamente a redução do imposto sobre lucros e dividendos.

Tanto o governo quanto o deputado Celso Sabino, o relator da reforma, estão defendendo a tributação de lucros e dividendos para compensar a queda no Imposto de Renda das empresas.

Os dividendos são uma parcela dos lucros de uma empresa distribuída aos acionistas. No Brasil, desde 1995, os dividendos são isentos de impostos. A oposição defendia a taxação de 20% o que acabou caindo para 15% nesta quinta-feira.

Projeto da Reforma

O Projeto da Reforma do Imposto de Renda foi enviado no mês de junho pelo governo ao Congresso. Então, o relator da matéria, deputado Celso Sabino (PSDB-PA) construiu um acordo com os deputados da oposição e do governo para que a proposta fosse aprovada por ampla maioria no plenário. Sendo 398 votos a favor e 77 contra.

O projeto prevê isenção do imposto para trabalhadores celetistas que recebem até R$ 2,5 mil; a manutenção da possibilidade da declaração simplificada para todas as faixas de renda; redução de 7 pontos percentuais no imposto das empresas e de até 1 ponto percentual na alíquota da contribuição social.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

2 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

3 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

4 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

6 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

7 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

7 horas ago