Reforma tributária e bolsa de valores: especialista explica sobre potencialização do setor

Em meio a um cenário de expectativas e análises, a nova etapa da reforma tributária no Brasil aparece como um marco de transformação, trazendo consigo mudanças significativas que prometem redefinir o panorama econômico do país.

Sob a proposta de simplificar o sistema tributário e corrigir distorções, a reforma visa extinguir os cinco principais tributos sobre o consumo – IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS – e instituir um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) federal e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) estadual e municipal, além de um Imposto Seletivo Federal.

As implicações dessas mudanças refletem diversos setores da economia, incluindo o mercado de capitais. Embora ainda não haja estudos específicos sobre os impactos por setor, a simplificação tributária e a potencial redução de litígios prometem criar um ambiente de negócios mais previsível e menos oneroso.

Robson Freitas, Diretor Executivo da NTW Contabilidade Magé, rede de franquias contábeis explica que empresas listadas na Bolsa de Valores podem ser beneficiadas pela redução da complexidade e dos custos operacionais, especialmente no longo prazo, quando as novas regras estiverem plenamente implementadas.

A reforma, embora almeje simplificar o sistema tributário, não prevê necessariamente uma redução da carga fiscal, o que poderia verdadeiramente fortalecer a competitividade e a lucratividade das empresas brasileiras. O período de transição para o novo modelo também pode acarretar aumento de custos com atualização e cumprimento de obrigações tributárias acessórias.

Apesar dos desafios iminentes, a reforma tributária oferece oportunidades palpáveis. A simplificação do regime fiscal e a possível redução da carga tributária sobre o consumo podem melhorar a competitividade das empresas, repercutindo positivamente no mercado de ações. Entretanto, a adaptação ao novo sistema e a compreensão das novas normas e regulamentos representam obstáculos a serem enfrentados.

A influência da reforma tributária nas estratégias de investimento é inegável. A atratividade de diferentes setores pode ser afetada pela forma como as mudanças tributárias impactam os custos e a rentabilidade das empresas.

Nesse sentido, fundos de investimento e gestores de carteira serão submetidos a reavaliar suas posições e estratégias para se adaptarem ao novo ambiente tributário, principalmente no médio e longo prazo.

Embora projeções específicas ainda não estejam disponíveis, a reforma tributária, ao alinhar o sistema brasileiro com as melhores práticas internacionais e ao buscar reduzir custos e complexidades, tem o potencial de impulsionar o crescimento econômico.

”Tal cenário poderia favorecer o desempenho do mercado de ações, melhorando o ambiente de negócios e fortalecendo a confiança dos investidores. A aspiração de trazer um pouco do modelo europeu de IVA para o Brasil visa não somente simplificar os impostos, mas também atrair investimentos estrangeiros, consolidando a posição do mercado nacional no contexto global”, finaliza Robson. 

Sobre a NTW

A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial é a maior e mais premiada rede contábil da América Latina. A rede de franquias de contabilidade nasceu em 2010, e nesse período passou a desenvolver a atividade da prestação de serviços contábeis e financeiros para empresas dos mais diversos segmentos e portes. Foi chancelada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) com o Selo de Excelência em Franchising entre 2015 a 2023.

Oferece aos empreendedores e gestores, uma marca forte, network, treinamento continuado, apoio na captação de clientes, portfólio com mais de 60 serviços, sistemas de gestão e relacionamento com clientes, sistemas para clientes, planejamento sucessório, parceria com os principais players de contábeis do mercado, formação em gestão, que propicia um crescimento mais rápido e aumento das margens de lucro

A Rede de Franquias NTW conta, atualmente, com Unidades em todo Brasil, na África e Portugal.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

39 minutos ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

1 hora ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

2 horas ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

3 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

9 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

11 horas ago