Designed by @wichayada / Freepik
A primeira etapa da reforma tributária elaborada pelo Ministério da Economia já foi entregue ao Congresso Nacional.
Agora, o terceiro texto da proposta do ministro Paulo Guedes, dispõe sobre algumas alterações nos Impostos de Renda de Pessoa Física e Jurídica.
Esta fase do documento ainda está passando por revisões e deverá ser entregue ao Congresso em breve.
Importante saber que, hoje, o sistema de cobrança do Imposto de Renda é realizado de maneira progressiva diante de cinco faixas, paga-se de 0% a 27,5%, observe:
A intenção do Governo Federal é tentar reduzir ou, até mesmo, extinguir a dedução do imposto de renda para pessoas físicas.
Em contrapartida, deverá diminuir as alíquotas, sendo assim, percebe-se a real possibilidade de pagar menos impostos de acordo com cada uma das faixas salariais apresentadas.
Caso não seja possível acabar com as deduções do IRPF no momento, a pretensão do Governo estudará a viabilidade da correção da faixa de isenção pela inflação.
Neste sentido, a correção poderia aumentar em R$ 72,35 o teto da faixa salarial isenta, apontando o valor final em R$ 1.976,33.
Outra possibilidade se refere à redução das alíquotas para todas as faixas, de modo que, a alíquota máxima fosse de 25%, ao invés dos atuais 27,5%.
Entretanto, o Governo iria reduzir as deduções, que, no ajuste anual do IRPF, reduzem o imposto na forma de restituições.
Conforme apurado, uma das deduções que pode acabar, ou ao menos, ser limitado, é a de gastos direcionados à saúde.
Ainda hoje, o Governo não estabeleceu um limite de dedução para as despesas, isso inclui as consultas médicas de qualquer especialidade, bem como, as cirurgias, despesas hospitalares, exames laboratoriais, aparelhos dentários, internação e materiais utilizados nos procedimentos.
De acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o fim das deduções em saúde é um ponto importante nesta fase da reforma tributária que visa modificar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Isso porque, segundo ele, elas beneficiam somente uma parcela pequena da população, aquela com salários elevados.
DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laura Alvarenga
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…