Designed by @bilahata / freepik
A reforma da previdência entrou em vigor no dia 13 de novembro de 2019 e depois disso os requisitos exigidos começaram a ser mais rigorosos.
Continue conosco e fique por dentro deste assunto.
Os requisitos começaram a ser de 62 anos de idade para as mulheres e 65 anos para os homens e 15 anos de contribuição para ambos.
As regras de transição servem para ajudar o segurado que estava prestes a se aposentar a conseguir requerer o benefício com os direitos de antes.
No geral são cinco regras de transição, porém, três delas têm critérios que vão alterar de ano a ano, por um período e para este ano de 2021 já estão valendo.
Veja abaixo as mudanças que ocorreram.
As mudanças citadas acima só valeram para quem atingiu os requisitos da aposentadoria este ano, para os demais que já tinham cumprido os requisitos em 2020, mas por algum motivo não deu entrada, os critérios que vão valer são os do ano passado.
Vamos mostrar no texto abaixo as regras de transição que não mudam neste ano. Veja:
Mulher : Caso você tenha contribuído por pelo menos 28 anos quando a reforma entrou em vigor, você terá direito de cumprir um pedágio de 50% do tempo que falta para chegar aos 30 anos de contribuição. Não estamos falando da idade mínima.
Homem : caso você tenha contribuído por pelo menos 33 anos quando as mudanças da reforma entraram em vigor, você também poderá cumprir um pedágio de 50% do tempo que falta para chegar aos 35 anos de contribuição, lembrando que não estamos falando da idade mínima.
Mulher : Poderá requerer sua aposentadoria a partir dos 57 anos, porém é necessário cumprir um pedágio de 100% do tempo que falta para chegar aos 30 anos de contribuição na data em que a reforma entrou em vigor.
Homem : Para este é necessário cumprir o requisito a partir dos 60 anos, porém é necessário também cumprir um pedágio de 100% do tempo restante para chegar aos 35 anos de contribuição.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…