Entenda quais são as diferenças este ano
A primeira e principal mudança está relacionado ao cadastro no e-social que já está sendo vigorado desde janeiro, em que todo MEI que tenha um funcionário precisa cadastrar suas informações pessoais no sistema.
A segunda mudança será a partir de julho, onde passará a ser obrigatório o envio da folha de pagamento através da plataforma. Ainda, há uma mudança prevista para julho de 2020, em que será obrigatório informar dados de segurança do funcionário como: exames admissionais, periódicos e demissional.
A terceira mudança para este ano, já está sendo vigorada desde o dia 01 de janeiro e diz respeito às atividades que são permitidas ou vedadas pelos MEIs. Portanto, foram vedadas todas as atividades que representam algum tipo de periculosidade, como:
Os microempreendedores que estão dentro desses segmentos poderão permanecer como MEI em 2019, mas a partir de 2020 deverão migrar para o regime de microempresa (ME).
Já outras atividades tiveram apenas a nomenclatura modificada. Um exemplo é o proprietário de bar, que agora precisa especificar se seu negócio funciona com entretenimento, como apresentação de banda ou sem entretenimento.
A quarta mudança está relacionada ao salário mínimo: o valor da contribuição mensal do MEI, o DAS, também mudou e os valores podem variar de acordo com a atividade, indo de R$ 50,90 a R$ 55,90 por mês, a alteração já é válida para o mês de fevereiro.
Por fim, a última mudança está relacionada a declaração anual de faturamento (DASN-SIMEI). Agora, o MEI precisa informar a receita auferida com prestação de serviços – antes, era só a receita relacionada às atividades de comércio.
Dica rápida: Se você quer assessorar MEIs e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando sua carreira contábil e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI para Contabilidade um treinamento completo onde você vai aprender passo a passo tudo que um Estudante, Recém Formado, Contador Iniciante ou até um Contador com experiência em outras áreas precisa saber para se tornar um especialista em MEIs e prestar serviços para esses profissionais a um preço acessível. Para saber mais clique aqui e transforme sua carreira profissional!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre o que realmente é como funciona o feriado de Carnaval,…
Cada vez mais é maior o número de pequenos negócios que são formalizados no Brasil.…
O abandono de emprego pode ocorrer em algumas circunstâncias. Um dos motivos é a vontade…
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (dia 28), a portaria com o cronograma…
A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social…
A Receita Federal ainda não oficializou o prazo de envio das Declarações do Imposto de…