INSS

Regras para se aposentar irão mudar em 2022. Confira

A reforma da previdência trouxe diversas alterações, em especial, nos moldes da aposentadoria do INSS. Dentre as mudanças, passou a ser exigida uma nova idade para as mulheres, além da criação de regras de transição para quem estava próximo de se aposentar. 

A partir do vigor da reforma, em 13 de novembro de 2019, uma nova idade mínima passou a ser exigida para as mulheres, de modo que agora a classe precisa de 62 anos para se aposentar. Antes era necessário atingir 60 anos de idade.

No caso dos homens, nada mudou, em vista que a idade para se aposentar permaneceu em 65 anos. Além disso, ambos os sexos têm que cumprir com o mínimo de 15 anos de contribuição. 

Vale lembrar que quem atingiu os antigos requisitos anteriores a reforma, ou seja, até 12 de novembro de 2019, pode se aposentar conforme as antigas regras. Isto porque, este grupo possui o chamado Direito Adquirido.

Quais regras da aposentadoria irão mudar?

Em resumo, a partir de 1 de janeiro de 2022 duas regras de transição passaram por mudanças, sendo a referente a idade mínima da mulher e a aposentadoria por pontos. No caso das regras de pedágio (50%/100%), nada irá se alterar. 

Idade mínima em 2022

Esta regra, basicamente consiste em acrescentar 6 meses na idade da mulher a cada ano progressivamente até que ela atinja a idade exigida após a reforma (62 anos). Em 2021, a segurada pode se aposentar com 61 anos, todavia, em 2022, será necessário possuir as seguintes condições: 

  • Se mulher: 61 anos + 6 meses mais 15 anos de contribuição;
  • Se homem: 65 anos mais os 15 anos de contribuição (nada muda).

Regra por pontos em 2022

Neste caso, o segurado precisa atingir uma pontuação que será resultado da soma do tempo de contribuição com sua idade. Este ano, é exigido que mulheres possuam 88 pontos e homens 98 pontos, além do recolhimento previdenciário exigido. Confira o que é necessário para se aposentar por essa regra em 2022: 

  • Se mulher: possuir 89 pontos + 30 anos de contribuições junto a previdência social;
  • Se homem: possuir 99 pontos + 35 anos de contribuições junto a previdência social.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

4 minutos ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

2 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

3 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

4 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

5 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

5 horas ago